Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3515
Title: Avaliação do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Authors: Araújo, Leonardo Sousa
Keywords: Planejamento estratégico
Sustentabilidade
IFRO
Issue Date: 2016
Citation: ARAÚJO, Leonardo Sousa. Avaliação do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). 2016. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Abstract: O planejamento institucional precisar lidar com a situação de diminuição de recursos e aumento das necessidades a serem atendidas pela instituição, assim como outras variáveis que influenciam este processo são o novo Plano Nacional de Educação 2014- 2018 e o termo de acordos e metas firmados entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e o Ministério da Educação. O Plano de desenvolvimento Institucional do IFRO é o planejamento estratégico que norteia a atuação das políticas institucionais. Este plano compõe-se de indicadores da gestão, de ações, programas e projetos a serem desenvolvidos pelas Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e Campi para o quinquênio 2014-1018. No entanto o crescimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal EPCT) se deu em grande parte de forma incremental, o que acabou refletindo no aumento da evasão, dificuldade de formar turmas e também na rotatividade de profissionais. A partir dessa problematização busca-se responder se o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 do IFRO considerou as etapas do planejamento estratégico e os fatores de sustentabilidade. Para tanto, o objetivo da pesquisa consiste em avaliar o processo de elaboração do plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia reconstituindo os caminhos percorridos, utilizando a matriz TOWS de Weihrich, visando elaborar proposição de melhorias no processo para elaboração das próximas edições do PDI do IFRO. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Com pesquisa de dados primários junto aos membros do Colégio de Dirigentes (CODIR) para detectar a avaliação da sustentabilidade. Os dados secundários foram analisados dados a partir da autoavaliação institucional do IFRO em 2016 e documentos produzidos pela Diretoria de Planejamento (DPLAN) e comissões locais de planejamento dos Campi. O PDI do IFRO atende a forma prevista na lei, mas não considera plenamente todas as etapas de planejamento estratégico e os fatores de sustentabilidade. A metodologia da Matriz TOWS colabora com o aprimoramento do processo de planejamento, pois permite uma análise do contexto ambiental mais completo.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora Profª. Drª. Mariluce Paes de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3515
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.