Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3516
Título: Ganhos competitivos a partir das compras compartilhadas na rede pública federal: o caso IFRO
Autor(es): Oliveira, Varlei Gomes de
Palavras-chave: Ganhos competitivos
Compras compartilhadas
Rede de cooperação
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Varlei Gomes de. Ganhos competitivos a partir das compras compartilhadas na rede pública federal: o caso IFRO. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O presente estudo pretendeu mensurar os ganhos de competitividade a partir das compras compartilhadas da Rede de Cooperação Intraorganizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, órgão da Administração Indireta do Poder Público. Os ganhos competitivos obtidos com as práticas de compras, embora seja um tema recorrente, ainda é um desafio para as organizações públicas, porque há pouco estudo no Brasil nessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, utilizando-se como estratégia o estudo de caso do IFRO, tratando-se de um método indutivo de pesquisa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Optou-se para o tratamento e análise dos dados coletados a associação das respostas, através uma escala Likert e cálculos realizados por meio de planilhas do software Microsoft Excel. Foram analisados os aspectos relativos à percepção dos servidores quanto à presença dos fatores competitivos propostos por Verschoore e Balestrin (2008) em sua organização, evidenciando as iniciativas estratégicas, humanas e tecnológicas dessa prática. Os resultados obtidos possibilitaram verificar a existência de aspectos dos cinco fatores que proporcionam ganhos competitivos para empresas organizadas em redes (escala e poder de mercado, acesso a soluções, aprendizagem e inovação, redução de custos e riscos e relações sociais). Desta forma, os aspectos identificados são: o poder de negociação com fornecedores, fortalecimento da identidade no mercado, compartilhamento de recursos, resolução conjunta de problemas, sistemas internos de compras, compartilhamento de assessoria técnica e jurídica, troca de experiências, capacitação e treinamento, idéias inovadoras, economia de tempo e energia, rateio dos custos fixos, compartilhamento dos riscos, interação entre os envolvidos no processo, fortalecimento da comunicação, capital social, relações francas, entre outros, além do apoio da alta administração. Espera-se que este trabalho contribua para uma maior conscientização dos servidores do IFRO de que a busca por vantagens competitivas tornou-se um fator primordial e de extrema importância para o processo de mudança do paradigma da burocracia e de inovação na Administração Pública Federal.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Theophilo de Souza Filho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3516
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf915,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.