Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3520
Título: Estratégias para a elevação do sucesso acadêmico nos cursos vinculados ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Lima, Aline Maiara Silva
Palavras-chave: Ensino superior público
Sucesso acadêmico
Ações estratégicas
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Aline Maiara Silva. Estratégias para a elevação do sucesso acadêmico nos cursos vinculados ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como problemática identificar quais estratégias de fomento a alavancagem do sucesso dos acadêmicos podem ser adotadas pelos cursos do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Visando responder essa questão foi proposto como objetivo geral apresentar, com base no diagnóstico, ações estratégicas sob a ótica institucional que possibilitem alavancar o sucesso estudantil desses cursos. Os objetivos específicos estão pautados em: mapear a trajetória acadêmica dos discentes dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito, das turmas ingressantes entre 2011 a 2014; mensurar os indicadores de desempenho acadêmico dos cursos do NUCSA: diplomação, evasão e retenção; e analisar os históricos dos alunos com o objetivo de identificar na grade curricular dos cursos os pontos em que os alunos têm dificuldade de avançar. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso, intervencionista, de abordagem mista, com levantamento de dados estruturados por meio de um estudo de coorte e analisados utilizando-se de métodos de estatística descritiva. Utilizou-se ainda de pesquisa bibliográfica e análise documental. A base teórica é consubstanciada na teoria institucional combinada com o modelo de ação institucional para o sucesso acadêmico. O diagnóstico revelou um cenário marcado por altos índices de desistência e baixa diplomação dos alunos. Entre os que permanecem com vinculação na instituição nota-se ainda a permanência prolongada no curso, ultrapassando o tempo mínimo previsto para conclusão. Considerando o diagnóstico, bem como as premissas do modelo de ação institucional, foram propostas a seguintes ações estratégicas: institucionalização de um programa de acolhimento estudantil a nível de Núcleo com o envolvimento direto dos departamento acadêmicos e levando em conta as peculiaridades de cada curso; implantação do acompanhamento sistemático do rendimento escolar dos acadêmicos; publicação de editais de disciplinas ofertadas em período especial de forma unificada entre os departamentos; e a regulamentação para manutenção do vínculo visando maior comprometimento dos discentes na conclusão do curso.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Gleimiria Batista da Costa Matos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3520
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.