Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Aline Maiara Silva-
dc.date.accessioned2022-01-20T15:02:12Z-
dc.date.available2022-01-20T15:02:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Aline Maiara Silva. Estratégias para a elevação do sucesso acadêmico nos cursos vinculados ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3520-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Gleimiria Batista da Costa Matos.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como problemática identificar quais estratégias de fomento a alavancagem do sucesso dos acadêmicos podem ser adotadas pelos cursos do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Visando responder essa questão foi proposto como objetivo geral apresentar, com base no diagnóstico, ações estratégicas sob a ótica institucional que possibilitem alavancar o sucesso estudantil desses cursos. Os objetivos específicos estão pautados em: mapear a trajetória acadêmica dos discentes dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito, das turmas ingressantes entre 2011 a 2014; mensurar os indicadores de desempenho acadêmico dos cursos do NUCSA: diplomação, evasão e retenção; e analisar os históricos dos alunos com o objetivo de identificar na grade curricular dos cursos os pontos em que os alunos têm dificuldade de avançar. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso, intervencionista, de abordagem mista, com levantamento de dados estruturados por meio de um estudo de coorte e analisados utilizando-se de métodos de estatística descritiva. Utilizou-se ainda de pesquisa bibliográfica e análise documental. A base teórica é consubstanciada na teoria institucional combinada com o modelo de ação institucional para o sucesso acadêmico. O diagnóstico revelou um cenário marcado por altos índices de desistência e baixa diplomação dos alunos. Entre os que permanecem com vinculação na instituição nota-se ainda a permanência prolongada no curso, ultrapassando o tempo mínimo previsto para conclusão. Considerando o diagnóstico, bem como as premissas do modelo de ação institucional, foram propostas a seguintes ações estratégicas: institucionalização de um programa de acolhimento estudantil a nível de Núcleo com o envolvimento direto dos departamento acadêmicos e levando em conta as peculiaridades de cada curso; implantação do acompanhamento sistemático do rendimento escolar dos acadêmicos; publicação de editais de disciplinas ofertadas em período especial de forma unificada entre os departamentos; e a regulamentação para manutenção do vínculo visando maior comprometimento dos discentes na conclusão do curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T13:51:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1300546 bytes, checksum: fa1b590ca83363618960c6c398341760 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T15:01:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1300546 bytes, checksum: fa1b590ca83363618960c6c398341760 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T15:01:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1300546 bytes, checksum: fa1b590ca83363618960c6c398341760 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-20T15:02:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1300546 bytes, checksum: fa1b590ca83363618960c6c398341760 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino superior públicopt_BR
dc.subjectSucesso acadêmicopt_BR
dc.subjectAções estratégicaspt_BR
dc.titleEstratégias para a elevação do sucesso acadêmico nos cursos vinculados ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.