Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3529
Título: Gerenciamento de projetos de obras públicas: compreensão da gestão de projetos na execução desses investimentos públicos
Autor(es): Bordignon, Fernando Junqueira
Palavras-chave: Eficiência do gasto público
Gerenciamento de projetos
Obras públicas
Data do documento: 2018
Citação: BORDIGNON, Fernando Junqueira. Gerenciamento de projetos de obras públicas: compreensão da gestão de projetos na execução desses investimentos públicos. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender a forma do investimento público em obras públicas sob o aspecto da eficiência e eficácia que deve pautar a ação estatal. Utilizando como principal base o Gerenciamento de projetos, a pesquisa buscou em três grandes empreendimentos rodoviários públicos avaliar a aplicação de ferramentas de gestão e de gerenciamento de projetos por partes dos gestores públicos. As ferramentas de pesquisas foram baseadas em entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta. Para as entrevistas foram selecionados profissionais públicos de alta gerência, bem como os profissionais públicos que atuam diretamente nas obras. Esta seleção teve a capacidade de captar com fidedignidade a realidade investigada. Os resultados demonstraram que, processos que têm alta exigência legal e dos órgãos de controle, têm alta aderência com as melhores práticas de gerenciamento. Por outro lado existiram processos prejudicados por terem menor exigência da legislação e também por restrições de pessoal e recursos. Também foram realizadas recomendações aos administradores públicos com o intuito de alavancar o atingimento de resultados na área pesquisada, trabalho este materializado em uma cartilha orientativa que será disponibilizada aos administradores públicos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profa. Dra. Marlene Valério dos Santos Arenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3529
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.