Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3532
Título: O perfil do mestre profissional: uma análise nos mestrados profissionais em administração pública no Brasil
Autor(es): Ciorlin, Maira Miranda
Palavras-chave: Mestrado profissional
Perfil do mestre profissional
Administração pública
Data do documento: 2018
Citação: CIORLIN, Maira Miranda. O perfil do mestre profissional: uma análise nos mestrados profissionais em administração pública no Brasil. 2018. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: O mestrado profissional (MP), modalidade de pós-graduação stricto sensu regulamentada em 1998, visa capacitar profissionais que já atuam no mercado de trabalho com o intuito de agregar maior produtividade e competitividade às empresas públicas ou privadas. Por meio da literatura, da observação inicial dos programas de MP em Administração Pública brasileiros e da análise prévia de sua produção científica, percebeu-se divergências sobre o produto dos mestrados profissionais, bem como sobre o que se espera desses alunos durante o curso e após a sua formação, constituindo déficit de realização do objetivo do MP. Observou-se que o estudo do perfil do mestre profissional poderia contribuir para sanar parte dessas divergências, isso porque, identificar o que se espera desses alunos, contribui para traçar estratégias para alcançar o resultado. Dessa forma, estudou-se o perfil do mestre profissional visando identificar lacunas entre realidade desejada e realidade encontrada. O objetivo dessa pesquisa foi propor ações para que o perfil do mestre profissional em administração pública no Brasil corresponda com o perfil proposto pela CAPES e MEC. O perfil desejado foi comparado com o perfil do egresso, disponibilizado pelos cursos, e com o encontrado, a partir da análise de dissertações produzidas em uma amostra de cursos que se encaixam na área básica “Administração Pública”. Conclui-se que há dificuldade da integração da teoria na prática, pois as normativas dos programas (teoria) estão em consonância com o esperado, contudo a prática não tem ocorrido de forma exitosa: as dissertações refletem o produto final do mestrado profissional e esses trabalhos não demonstram que o “novo mestre” praticou a identificação de um problema prático; demonstram menos ainda que ele interviu na realidade, inovando e transferindo conhecimentos para a sociedade. Identificadas as lacunas nessa realidade, ações foram propostas, visando intervir na realidade desses programas e aprimorar essas questões. A falta de unanimidade da academia quanto aos MPs e a dificuldade de aplicação do perfil esperado, demonstram que falta ainda aprimorar o entendimento de conceitos fundamentais ao MP.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Deyvison de Lima Oliveira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3532
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.