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dc.contributor.authorCiorlin, Maira Miranda-
dc.date.accessioned2022-01-27T18:54:10Z-
dc.date.available2022-01-27T18:54:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCIORLIN, Maira Miranda. O perfil do mestre profissional: uma análise nos mestrados profissionais em administração pública no Brasil. 2018. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3532-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Deyvison de Lima Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractO mestrado profissional (MP), modalidade de pós-graduação stricto sensu regulamentada em 1998, visa capacitar profissionais que já atuam no mercado de trabalho com o intuito de agregar maior produtividade e competitividade às empresas públicas ou privadas. Por meio da literatura, da observação inicial dos programas de MP em Administração Pública brasileiros e da análise prévia de sua produção científica, percebeu-se divergências sobre o produto dos mestrados profissionais, bem como sobre o que se espera desses alunos durante o curso e após a sua formação, constituindo déficit de realização do objetivo do MP. Observou-se que o estudo do perfil do mestre profissional poderia contribuir para sanar parte dessas divergências, isso porque, identificar o que se espera desses alunos, contribui para traçar estratégias para alcançar o resultado. Dessa forma, estudou-se o perfil do mestre profissional visando identificar lacunas entre realidade desejada e realidade encontrada. O objetivo dessa pesquisa foi propor ações para que o perfil do mestre profissional em administração pública no Brasil corresponda com o perfil proposto pela CAPES e MEC. O perfil desejado foi comparado com o perfil do egresso, disponibilizado pelos cursos, e com o encontrado, a partir da análise de dissertações produzidas em uma amostra de cursos que se encaixam na área básica “Administração Pública”. Conclui-se que há dificuldade da integração da teoria na prática, pois as normativas dos programas (teoria) estão em consonância com o esperado, contudo a prática não tem ocorrido de forma exitosa: as dissertações refletem o produto final do mestrado profissional e esses trabalhos não demonstram que o “novo mestre” praticou a identificação de um problema prático; demonstram menos ainda que ele interviu na realidade, inovando e transferindo conhecimentos para a sociedade. Identificadas as lacunas nessa realidade, ações foram propostas, visando intervir na realidade desses programas e aprimorar essas questões. A falta de unanimidade da academia quanto aos MPs e a dificuldade de aplicação do perfil esperado, demonstram que falta ainda aprimorar o entendimento de conceitos fundamentais ao MP.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-27T18:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 3018309 bytes, checksum: db836001cc56aa8d281e7aadeeec9f22 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMestrado profissionalpt_BR
dc.subjectPerfil do mestre profissionalpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.titleO perfil do mestre profissional: uma análise nos mestrados profissionais em administração pública no Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

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