Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3537
Título: TI Verde: processo de gestão de descarte de equipamentos eletrônicos de informática na Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Batista, Washington da Silva
Palavras-chave: Lixo eletrônico
TI Verde
Descarte
Data do documento: 2018
Citação: BATISTA, Washington da Silva. TI Verde: processo de gestão de descarte de equipamentos eletrônicos de informática na Universidade Federal de Rondônia. 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: A Tecnologia da Informação (TI) com suas funcionalidades oferece benefícios em seus vários ramos de aplicação, mas é preocupante o processo de descarte ao final da vida útil dos equipamentos de informática, e este material, por ser tóxico, não pode ser misturado ao lixo comum. O uso da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) supõe a adoção de um conjunto de ações, que visam tornar o uso da tecnologia mais amigável ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo propor melhorias no processo de gestão de descarte de equipamentos de informática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus José Ribeiro Filho, considerando as premissas de TI Verde para a sustentabilidade, mais especificamente, quanto a premissa que inclui o descarte responsável. Os resultados apontam que a gestão de descarte de equipamentos eletrônicos de informática na instituição não aplica os métodos sustentáveis recomendados pela TI Verde no que se refere à destinação final dos Equipamentos de Tecnologia da Informação (ETIs), o principal instrumento de descarte do lixo eletrônico é o desfazimento de bens por meio de leilão ou doação para outras instituições. Sobre as práticas sustentáveis utilizadas, observou-se que a UNIR mantém um contrato de Outsourcing de impressão, e faz aquisição de equipamentos cobertos por garantia de fábrica, conforme determina a Secretaria de Tecnologia da Informação – STI, mediante a Portaria MP/STI nº 20/2016 e o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI na seção Macrofunções do ano de 2016. Como pesquisa futura, sugere-se que sejam realizados estudos no intuito viabilizar a implantação de práticas de TI Verde, para que se possibilite à população acadêmica desfrutar de um ambiente sustentável, a proposição de uma pesquisa sobre os bens permanentes levando em conta que os procedimentos de descarte destes ativos são regidos por leis federais e tem controle, e uma pesquisa sobre o material de consumo, porque foi constatado mediante a pesquisa que para este material não há nenhuma lei, norma ou diretriz que informe como estes devem ser descartados. As melhorias propostas são: a) Propor a implantação de políticas de conscientização de como gerir os recursos de informática disponíveis na instituição; b) Incentivar a redistribuição de equipamentos; c) Sugerir a construção de um local apropriado para armazenar Equipamentos de TI obsoletos e/ou inservíveis para reaproveitar componentes; d) Recomendar a criação de postos de coleta para mouses, teclados, toners e periféricos de computador; e) Propor a implantação de pontos para recolhimento de pilhas; f) Sugerir a exigência da Logística Reversa nas compras de Equipamentos de TI; g) Verificar a viabilidade de se firmar parcerias com associações de catadores para coleta de resíduos de Equipamentos de TI na UNIR.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Mariluce Paes de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3537
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.