Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3538
Título: Avaliação in vitro de quimioterápicos e fitoterápicos no controle de Argulus sp.
Título(s) alternativo(s): Pesquisa experimental
Autor(es): Cardoso, Sara Ugulino
Palavras-chave: Parasito Argulus sp.
Tratamentos Fitoterápicos
Tratamentos Quimioterápicos
Aquicultura
Data do documento: 2019
Citação: CARDOSO, Sara Ugulino. Avaliação in vitro de quimioterápicos e fitoterápicos no controle de Argulus sp.: pesquisa experimental. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: Desenvolver uma aquicultura econômica e sustentável faz-se necessário por esta possibilitar uma melhoria na qualidade de vida dos animais em cultivo, dos colaboradores envolvidos, do consumidor final e por ocasionar menos danos ao meio ambiente. Este desenvolvimento pode dar-se pela realização de estudos quanto a utilização de produtos para o controle de parasitos que acometem o sistema de produção piscícola, através da obtenção de alternativas que substituem o uso de quimioterápicos no combate às enfermidades. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia in vitro da utilização de quimioterápicos e fitoterápicos no controle de Argulus sp. O experimento foi realizado na Base de Piscicultura Carlos Eduardo Matiazze e no Laboratório de Produção Animal (LAPA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Presidente Médici- RO. Foram analisados 480 indivíduos de Argulus sp. coletados em ambiente de cultivo, sendo testados 15 tratamentos (1 controle, 8 produtos fitoterápicos e 6 produtos quimioterápicos). Cada tratamento continha três repetições, com 10 parasitos/placa, contendo 10 ml de solução preparada com os produtos, na concentração de 30 mg/L. A eficácia antiparasitária dos produtos foi analisada a cada 15 minutos, com a contagem dos parasitos mortos. Os testes tiveram uma duração de 180 minutos. Neste ensaio in vitro, os resultados foram satisfatórios ao testar o efeito inibitório de quatro tratamentos com produtos quimioterápicos e dois tratamentos com fitoterápicos sobre os Argulus sp., onde as soluções com permanganato de potássio, Neguvon® e formaldeído apresentaram 100% de eficácia nos primeiros quinze minutos de experimento. E, os produtos cal, extrato de nem e copaíba apresentaram 100%, 100% e 80%, respectivamente, aos cento e oitenta minutos, tempo final de avaliação experimental. Os demais produtos conseguiram atingir a eficácia de 30%, 26,7%, 26,7%, 13,3%, 6,7%, 3,3%, 0% e 0% para mamão, alho, mastruz, gengibre e albendazol, babosa, sal e cravo, respectivamente. Os resultados encontrados possibilitam um maior embasamento quanto ao controle do parasito Argulus sp., nos direcionando ao desenvolvimento de novas pesquisas e futuramente a aplicação destas nos ambientes de cultivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Prof.a Dra. Bruna Rafaela Caetano Nunes Pazdiora
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3538
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cardoso, Sara Ugulino - AVALIAÇÃO IN VITRO DE QUIMIOTERÁPICOS E FITOTERÁPICOS NO....pdfArquivo principal1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.