Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3539
Título: Avaliação do uso de bioflocos na fase de pré-engorda do Colossoma macropomum
Autor(es): Ferrando, Thanner
Palavras-chave: Bioflocos
Tanque rede
Tambaqui
Alevino
Data do documento: 2019
Citação: FERRANDO, Thanner. Avaliação do uso de bioflocos na fase de pré-engorda do Colossoma macropomum. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: O crescimento populacional e a demanda por alimentos impulsionaram a pesca extrativa, reduzindo significativamente os estoques pesqueiros e potencializando a aquicultura no mundo. Devido a intensificação da produção aquícola resulta em um aumento de impactos negativos sobre o meio ambiente, logo se faz necessário desenvolver novas tecnologias de cultivo a fim de minimizar os impactos ambientais. O sistema de bioflocos bacterianos vem se mostrando como uma alternativa aos cultivos convencionais e a grande vantagem desse sistema é a redução do uso de água, além do aumento na produtividade. Portanto, o objetivo da pesquisa foi avaliar a eficiência de diferentes sistemas de cultivo: cultivo convencional e tecnologia bioflocos, no desempenho zootécnico do Colossoma macropomum (tambaqui). O experimento foi realizado no Laboratório de Aquicultura (LAQUA) e na Base de Piscicultura Carlos Eduardo Matiazze da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Presidente Médici. Foram utilizados 700 espécimes de C. macropomum, com peso médio de 2,4 g, acondicionados em 5 caixas de 500 L de polietileno, com aeração constante o qual era empregado a tecnologia bioflocos e 5 tanques redes de 0,5 m3, o sistema convencional. Os peixes foram arraçoados duas vezes ao dia, na proporção aproximada de 5,0% do peso vivo/dia. No início do experimento, foi realizada a biometria de tempo zero para definição do peso e comprimento inicial dos peixes. O experimento teve duração de 57 dias com biometrias realizadas nos 20 e com 40 dias de experimento. Os resultados mostraram que o sistema de cultivo convencional e o com tecnologia bioflocos, não obtiveram diferença estatística (P>0,05) ao final do experimento. É aconselhável que novas pesquisas sejam realizadas testando diferentes densidades de estocagem do tambaqui.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Yuri Vinicius de Andrade Lopes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3539
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ferrando, Thanner - AVALIAÇÃO DO USO DE BIOFLOCOS NA FASE PRÉ-ENGORDA DO....pdfArquivo principal1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.