Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3540
Título: O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Jesus, Fabiane Nunes
Palavras-chave: Conteúdo matemático
Práticas educativas
Ensino fundamental
Data do documento: 2021
Citação: JESUS, F. N.. O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021
Resumo: A presente pesquisa de cunho qualitativo, surgiu a partir das dificuldades encontradas no processo de ensino do conteúdo matemático durante as observações em sala de aula no estágio supervisionado do curso de Pedagogia. Sabemos que a matemática é de suma importância, pois ela pode fazer com que nos tornemos seres autônomos e críticos. Podemos ver sua aplicabilidade em outras áreas das ciências, já que ela faz parte do nosso cotidiano, desde a mais simples atividade do dia-a-dia nós a utilizamos. Sendo assim, o tema desta pesquisa foi o ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e foi norteada pela seguinte questão: como é trabalhado o conteúdo matemático pelas professoras na sala de aula? Para obter resposta para a pergunta norteadora deste estudo, foi necessário descrever as práticas educativas no processo de ensino do conteúdo matemático, investigar as dificuldades encontradas no processo de ensino do conteúdo matemático, segundo os professores e analisar os métodos utilizados para ensinar o conteúdo matemático em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi conhecer como se dá o processo de ensino do conteúdo matemático nos Anos Iniciais do Ensino fundamental. No entanto, a presente pesquisa traz uma pequena contextualização da parte histórica dos documentos norteadores do ensino da matemática, que começa trazendo uma visão de “Educação para Todos” até chegar na Legislação Educacional vigente, e na sequência foi realizada uma pesquisa de campo, onde foram feita a escolha de três escolas públicas municipais da cidade de Vilhena/RO. Duas instituições estão localizadas na periferia e a terceira instituição fica localizada na zona rural. Durante a produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professoras que lecionam o conteúdo matemático no 5º ano do Ensino Fundamental. Para analisar os dados obtidos, foram utilizados alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo. Nas considerações finais apresento algumas indicações que foram possíveis perceber após as análises dos dados, como por exemplo, que as políticas públicas saiam do papel, para proporcionar um ensino de qualidade.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3540
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Fabine Nunes_Pedagogia.pdfArquivo principal1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.