Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3543
Título: A mediação como mecanismo de gestão de conflitos e apoio ao Sistema Processual Disciplinar na Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Santos, Daniela Dourado
Palavras-chave: Custos
Gestão de conflitos
Mediação
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Daniela Dourado. A mediação como mecanismo de gestão de conflitos e apoio ao Sistema Processual Disciplinar na Universidade Federal de Rondônia. 2019. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como escopo demonstrar como o uso da técnica de mediação poderia auxiliar na gestão de conflitos no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia fornecendo apoio ao sistema processual disciplinar. Nesse sentido, esta dissertação visa à proposição de uma alternativa à gestão de conflitos, sustentada em considerações sobre a economicidade dos custos procedimentais e na consequente necessidade da taxonomia dos conflitos, em apoio ao setor disciplinar. Dessa forma, os objetivos específicos pautaram-se em: identificar os custos por fase executória e os custos totais para cada tipo de procedimento disciplinar; identificar os custos dos desperdícios provenientes dos procedimentos disciplinares; e mapear as espécies e as causas dos conflitos organizacionais do período compreendido entre 2013 e 2016. A pesquisa constituiu-se como descritivo-exploratória, desenvolvida em duas etapas, sendo uma quantitativa e outra qualitativa, com levantamento dos dados por meio de análise documental e bibliográfica ‒ utilizando-se, na fase inicial, a estatística descritiva; e, na fase seguinte, a análise de conteúdo. A base teórica foi pautada na perspectiva atual da Teoria do Conflito, aliada aos estudos realizados por teóricos da área no que tange aos custos e às características desse fenômeno. Assim, verificouse um elevado custo no tratamento dos conflitos pela via disciplinar repressivopunitiva, com relevante custo por desperdício, evidenciando a necessidade de melhoria na eficiência; além da possibilidade de diminuir o volume excessivo de processos por meio de tratamento prévio, logo preventivo, ao ser alterada a estrutura da gestão de conflitos institucionais. Com base nos resultados, foi proposta a criação de uma câmara de mediação e juízo de admissibilidade para melhoria da gestão de conflitos e apoio ao setor disciplinar, com vistas a minimizar os pontos negativos no atual modelo de gestão; e elevar as chances de encontrar uma solução que satisfaça tanto aos interesses institucionais e quanto aos dos envolvidos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Estela Pitwak Rossoni.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3543
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.