Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3544
Título: Inovação em Tecnologia de Informação com base no Business Process Management (BPM)
Autor(es): Cardoso, Gelson Barros
Palavras-chave: Business Process Management
Mapeamento
Tecnologia da Informação
Data do documento: 2019
Citação: CARDOSO, Gelson Barros. Inovação em Tecnologia de Informação com base no Business Process Management (BPM). 2019. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Business Process Management (BPM) é uma das disciplinas de gestão integrada de tecnologia, processos e recursos humanos nas organizações. Se destaca com o novo método de gerenciamento de processos nas organizações, de forma a melhorar o desempenho nos resultados. Quebrar paradigmas e promover a mudança de visão, contrariando os teóricos clássicos no eixo da Administração. Ademais, se observa a dependência da utilização dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas organizações para atender às necessidades estratégicas do negócio. Assim, o problema ora confrontado é: Como o mapeamento por BPM pode contribuir para inovar na gestão de tecnologia da informação e comunicação em uma instituição de ensino superior? O objetivo geral desta pesquisa é apresentar uma proposta de inovação nos processos de negócio de um setor de Tecnologia da Informação (TI) de uma Instituição Federal Pública brasileira. Na revisão de literatura, ingressam a Teoria de Sistemas e a Teoria da Contingência, bem como a discussão sobre o pensamento sistêmico e consiliente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, na qual se elege o Método de Estudo de Caso e os procedimentos requeridos. As informações para os resultados foram obtidas mediante levantamento documental, reuniões, entrevistas e observações in situ. Ademais, a tarefa investigativa requereu a aplicação da Matriz GUT como ferramenta para a seleção e priorização dos processos. A Metodologia Gauss considerada na tarefa para o tratamento de BPM é básica no mapeamento dos referidos processos. Nos resultados constam o mapeamento dos processos de trabalho de TIC, identifica-se os processos mais críticos de TIC e traz como conclusão uma proposta de inovação requerida na gestão institucional. Este trabalho é do interesse na academia e dos profissionais que atuam no gerenciamento de processos em tecnologia da informação, além de ser um aporte para a melhoria na gestão por mapeamento nos procedimentos da área.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3544
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.