Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3550
Título: Stakeholders em foco: design thinking aplicado a desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação
Autor(es): Chagas, Uilton de Oliveira
Palavras-chave: Stakeholders
Design thinking
Aquisições de TI
Data do documento: 2019
Citação: CHAGAS, Uilton de Oliveira. Stakeholders em foco: design thinking aplicado a desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação. 2019. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido tendo como base a crescente da Tecnologia da Informação –TI –, e sua importância em sistemas de controle, gerenciamento e automatização de processos. Em 2011, o Manual de contratação de TI, teve sua primeira versão, passando a se chamar de “Guia Prático para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação”. Nele são detalhados os processos, atividades, artefatos e atores envolvidos na contratação de Soluções de TI. Em 2019 a Instrução Normativa n.º 1, de 4 de abril de 2019 (BRASIL, 2019 b), traz um novo modelo para contratação de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (Sisp). O novo modelo simplifica o processo ao incorporar o Plano Anual de Contratações e eliminar documentos. O problema em questão é a necessidade de atender a Instrução Normativa que rege o processo de contratação com, menos burocracia, maior transparência e automatizando processos repetitivos que geram morosidade, de forma a atender as expectativas dos Stakeholders do Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Com o fluxo de contratação atualizado, a proposta é utilizar-se da metodologia do Design Thinking no desenvolvimento de um sistema focado nos Stakeholders, com soluções que atendam de maneira efetiva e eficaz tanto a sociedade quanto ao gestor, setores e, no que lhe concerne, atenda a organização em sua totalidade. A aplicação das ferramentas do Design Thinking do começo ao fim da pesquisa, resultou em um produto tecnológico que, permitiu ao IFRO, maior participação e gestão por parte dos Stakeholders.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Marlene Valério dos Santos Arenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3550
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf5,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.