Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3552
Título: A Amazônia de direitos humanos a partir da obra dois irmãos, de Milton Hatoum
Autor(es): Mesquita, Flávio Fernandes
Palavras-chave: Cultura
Literatura
Amazônia
Data do documento: 2022
Citação: MESQUITA, Flávio Fernandes. A Amazônia de direitos humanos a partir da obra dois irmãos, de Milton Hatoum 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta pesquisa aborda textos da literatura de Milton Hatoum, em particular Dois Irmãos, e problematiza o desdobramento dos Direitos Humanos no ambiente de comunidades da Amazônia brasileira, centralizada a narrativa na cidade de Manaus. A obra literária Dois Irmãos pode ser vista como uma obra em defesa da dignidade da pessoa humana, favorecendo a percepção da historicidade dos Direitos Humanos no local, dotada de um contraponto ontológico, porque voltada à defesa do interesse de buscar equilíbrio para a existência humana de comunidades diferenciadas que convivem, na imigração com recepção pacífica autóctone. Assim, a construção de Direitos Humanos se dá paralelamente à construção da realidade no espaço das narrativas de Milton Hatoum. Com isso, cuida de explicitar o limite entre a aceitação da realidade factual do local, a assimilação de normas de cada contribuição cultural, bem como lutar para propor uma composição com a ideia de universalidade das normas, ao longo da História das personagens, mantendo as características comuns e necessárias de cada cultura. A metodologia empregada é a político-cultural, fazendo-se um levantamento de textos explicativos a partir de obras teóricas e de sites normativos obtidos na internet. Como aporte teórico, a perspectiva de Terry Eagleton (2005) e de Flávia Piovesan (2013) complementam o núcleo do método da Filologia Política (ROCHA, 2013), no sentido de compreender como a produção literária pode fornecer através do enunciado da narrativa as vozes sociais, históricas e políticas concretas capazes de construir um instrumento de emancipação, em prol da dignidade da pessoa humana. As leituras sobre obras de Direitos Humanos na educação escolar possibilitam um crescente número de pessoas comprometidas com um reequilíbrio social. A amplificação das vozes é a resultante mais evidente, sendo, contudo, a marcação de um espaço sociocultural a mais pronunciada percepção da valorização pela literatura produzida para a melhora da situação histórica em favor da preservação de valores culturais das comunidades amazônicas, do seu povo e de cada grupo social onde estejam inseridas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Dr. Júlio César Barreto Rocha.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3552
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.