Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBandeira, Isabela Santos-
dc.date.accessioned2022-02-15T10:04:08Z-
dc.date.available2022-02-15T10:04:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Isabela Santos. Fatores relacionados à jornada acadêmica de mulheres do curso de Educação Física. 2021. 36f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3553-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Daniel Delani.pt_BR
dc.description.abstractA desigualdade de gênero na educação se estende ao longo de gerações, surtindo efeitos até sobre o ensino superior. Diante do exposto, essa pesquisa busca identificar a ausência ou presença de fatores relacionados à desigualdade de gênero que potencialmente impactam a formação acadêmica de mulheres do curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da percepção das acadêmicas e através de uma análise documental em seu PPC. O estudo se pautou por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e observacional, com recorte transversal. Participaram da pesquisa 12 acadêmicas do curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), regulamente matriculadas no último ano da faculdade, com idade entre 21 e 34 anos. O primeiro recurso utilizado para a coleta de dados foi a realização de entrevistas semiestruturadas. O roteiro utilizado para a realização das entrevistas possuía sete perguntas acerca das percepções das acadêmicas sobre suas vivências com servidores, professores e alunos, a bibliografia utilizada durante as aulas e as experiências relacionadas com a temática da pesquisa. O segundo recurso utilizado para coleta de dados foi a análise documental do PPC. Os resultados evidenciam que todas as entrevistadas conseguem perceber a presença da temática de gênero na EF, entretanto, há certa dificuldade em explanar o tema. Foram encontradas situações de discriminação contra a mulher, machismo e desigualdade de gênero que prejudicam o processo de formação acadêmica. Em relação ao PPC, apesar da baixa incidência de termos relacionados a estudos de gênero, averiguou-se a presença de uma disciplina capaz de ser percursora da discussão da temática na universidade, entretanto, tal disciplina é eletiva e, por isso, a possibilidade da ocorrência dessa discussão se torna menor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-02-15T10:03:31Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 756170 bytes, checksum: 23738e1ce5005eeac98cc27227bc980f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-02-15T10:03:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 756170 bytes, checksum: 23738e1ce5005eeac98cc27227bc980f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-02-15T10:03:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 756170 bytes, checksum: 23738e1ce5005eeac98cc27227bc980f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-15T10:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 756170 bytes, checksum: 23738e1ce5005eeac98cc27227bc980f (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJornada acadêmicapt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleFatores relacionados à jornada acadêmica de mulheres do curso de Educação Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf738,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.