Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3554
Título: A comercialização do pescado fresco em Rondônia
Autor(es): Franco, Vinicius
Palavras-chave: Pescado
Piscicultura
Comercialização de Pescado
Pescado Fresco
Data do documento: 2019
Citação: FRANCO, Vinicius. A comercialização do pescado fresco em Rondônia. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: O estado de Rondônia é referência quando se trata de piscicultura, tendo a maior produção de espécies nativas do país. O sucesso dessa atividade está intimamente relacionado ao clima favorável, à abundância de água disponível para o cultivo e às características adequadas para a produção em cativeiro. O tambaqui (Colossoma macropomum) se destaca pela elevada proporção de consumo pelos brasileiros, em especial na região Norte do país. Devido ser nativo da região Amazônica, o tambaqui também se destaca por ser uma espécie com alto índice de comercialização na região repetido, com a venda realizada em feiras locais e em estabelecimentos comerciais. Já os produtores comercializam com os mercados locais, ou seja, no próprio município, em municípios vizinhos ou fora do estado. Neste contexto, foi realizada uma análise da comercialização pescado fresco no estado de Rondônia, feito por um intermediador comercial. Vale salientar que, além dos benefícios nutricionais e econômicos, é atividade sustentável quando comparada a outras que geram dano maior ao meio ambiente. Dentro do contexto da comercialização do pescado fresco, o que se percebe são as necessidades de melhoramento dos incentivos e programas em torno do licenciamento ambiental para início dessa atividade, aumentando a quantidade de pescado, processando, gerando emprego e renda para a região. As políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento da piscicultura em Rondônia deveriam ser direcionadas também para a piscicultura familiar, pois a mesma é identificada como a maior parte dos empreendimentos aquícolas no estado. Assim, abrem-se lacunas para que novos estudos contemplem as transações comerciais realizadas na região norte com ênfase nesse tipo de atividade relacionada ao tambaqui. Pode-se concluir e destacar Brasília-DF como comercializador potencial com 41% do tambaqui como destinatário final na presente pesquisa, sendo que a cidade de Ariquemes se sobressaiu no requisito de comercialização com percentual de 59% com quantidade total de 298.191 pescados. Os resultados atuais servem como subsídio para e incentivo para novas pesquisas no sentido de melhorar ações e processos produtivos para benefício econômico e social.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Clodoaldo de Oliveira Freitas
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3554
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franco, Vinicius - A COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO FRESCO EM RONDÔNIA....pdfArquivo principal1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.