Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3556
Title: A EJA na perspectiva da educação integral: a materialização das funções previstas em lei para esta modalidade de ensino
Authors: Barros, Rogério Feitosa
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Educação integral
Educação popular
Issue Date: 2019
Citation: BARROS, Rogério Feitosa. A EJA na perspectiva da educação integral: a materialização das funções previstas em lei para esta modalidade de ensino. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Abstract: Os avanços impulsionados pelas lutas populares culminaram na elaboração de leis específicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente a partir de 19930. Esse fato sugere a necessidade de um debate sobre o que já se tem e o que é possível avançar em prol de uma formação ampla, que atenda à realidade vivida por esse público. Nesse contexto, tivemos por questão norteadora deste estudo: como poderá ser ofertada a EJA na perspectiva da Educação Integral, tendo em vista as funções previstas em lei quanto a esta modalidade de ensino? Em consonância com esse questionamento, nosso objetivo geral foi analisar como pode ser efetivada a EJA na perspectiva da Educação Integral, tendo em vista as funções previstas em lei quanto a esta modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada no período de 2018 a 2019. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados a cinco professores e 24 alunos da EJA, em seis escolas da rede municipal de educação em Porto Velho - RO. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de uma formação ampla e que atenda às necessidades e especificidades dos alunos da EJA. Os indicadores servem de reflexão e base para possíveis investigações que venham dar continuidade nas inovações educacionais para a Educação de Jovens e Adultos e, assim, cumprir as funções determinadas para esta modalidade de ensino, no sentido de propiciar a reparação das chances negadas, a equalização das oportunidades e a qualificação permanente para a participação no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, concluímos que a formação integral para os alunos da EJA deve se materializar no desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a participação social e a preparação permanente para o mercado de trabalho, por meio de um esforço na melhoria das condições materiais com que se trabalha nessa modalidade, somandose a intervenções pedagógicas que privilegiem atividades práticas voltadas à realidade vivida pelos alunos.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3556
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.