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Título: A literatura infantil e a formação de leitores: da teoria à prática, uma experiência
Autor(es): Nicoletti, Leila Regina Flores
Palavras-chave: Leitura e escrita
Formação de leitores
Literatura Infantil
Data do documento: 2021
Citação: NICOLETTI, L. R. F.. A literatura infantil e a formação de leitores: da teoria à prática, uma experiência. 2021. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021
Resumo: O desenvolvimento da pesquisa cujos resultados são aqui apresentados, tem como objetivo investigar a relação entre a literatura e a formação de pequenos leitores. O problema que norteou os trabalhos da pesquisa é: Como a literatura pode ser utilizada para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A hipótese de trabalho é que a literatura, na vida escolar, pode estimular a leitura e a escrita. Nesse sentido, a pesquisa permite perceber que a obra literária não é apenas uma leitura livre, mas uma atividade que tem suas especificidades. Entre os objetivos mais específicos da relação entre literatura e a formação dos leitores, a pesquisa mostra que é possível identificar quais atividades de leitura propiciam aos alunos agilidade no pensar, e no ato de expressar esses pensamentos. Além disso, atividades de leitura e escrita permitem às crianças enriquecer seu mundo de imaginação; as incentivam a ter pensamentos e ideias construtivas. Com isso, a literatura infantil pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Além da leitura, a pesquisa de campo mostrou a importância da expressividade dos alunos manifestada em desenhos, teatro e na construção de seus próprios textos narrativos, atividades ligadas a certo fazer literário. Esses e outros elementos dessa especificidade são oferecidos na abordagem deste trabalho, notadamente, no que diz respeito à literatura destinada aos pequenos. A exposição dos resultados da pesquisa aponta para as possibilidades, a partir do conhecimento de vários autores e de várias obras de literatura infantil das quais a criança frui elementos, de formação humana e de conteúdos de ciências e artes. De tudo isso, pretende-se que esta pesquisa, aqui relatada, ajude os alunos a terem maior interesse nos livros, de forma que possa a literatura contribuir como processo de aprendizagem, o que implica, além da percepção pessoal do leitor, que este tenha capacidade de fazer reflexão sobre sua sociedade, sobre o mundo. A literatura é, acima de tudo, uma forma de leitura de mundo.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieri
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3559
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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