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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Greice Kelly Nascimento Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T09:10:50Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T09:10:50Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Greice Kelly Nascimento Santos. O sujeito-aluno-surdo e os modos de individuação pelo Estado no Enem. 2021. 82f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3562 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Élcio Aloisio Fragoso. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tomou como objeto de pesquisa o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem, como também o Sujeito Surdo e o modo de individuação pelo Estado, na perspectiva teórica da Análise de Discurso fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux, na França, e Eni Orlandi, no Brasil. Em razão dos pontos de contato e articulação com a AD, tomaremos também a História das Ideias Linguísticas – HIL, de Sylvain Auroux, Eni Orlandi e equipe, para compreendermos o processo de gramatização da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como também para refletirmos sobre o trabalho do intérprete de Libras e efeitos de sentidos produzidos na aplicação da prova do Enem para o sujeito Surdo. Essa reflexão se dará por meio da análise das redações dos sujeitos-alunos-surdos. Assim, para compreendermos o funcionamento das provas do Enem e os efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-aluno-surdo fizemos o recorte dos textos ditos motivadores para que os alunos escrevam as redações de acordo com o discurso de controle do INEP/Enem. Também selecionamos duas redações escritas pelos sujeitos-alunos-surdos, do ano de 2019, para analisarmos, por meio dos dispositivos da Análise de Discurso. O nosso desafio com a análise das questões do Enem é trazer à tona que discurso permeia essas questões, suas evidências, seus equívocos, opacidades e efeitos de sentido. Esta análise nos conduziu a pensar na relação de sentidos do sujeito-aluno-surdo com os textos do Enem visto que há entre ele (o sujeito-aluno-surdo) e os textos, o intérprete de Libras. Observamos, nesse aspectos, que seja na prova em que o intérprete, por determinação da cartilha emitida pelo INEP, se atém somente à interpretação do significado das palavras da Língua Portuguesa ou na vídeoprova em que a prova está em Libras, o seu gesto de leitura e interpretação perpassa, de qualquer maneira, sempre por outros gestos. Essa foi a principal razão pela escolha do Enem como objeto dessa pesquisa, ou seja, para que os pesquisadores doravante possam refletir sobre a contradição do discurso do Estado em relação ao Sujeito Surdo, pois ao mesmo tempo que legitima a Libras através da Lei e Decreto de Libras a mesma Lei impõe ao Sujeito Surdo a Língua Portuguesa escrita. Por fim, temos neste exame de avaliação a Libras como língua fluida que, paulatinamente, está sendo gramatizada. Isto nos leva a pensar sobre os efeitos de sentidos de línguas distintas colocadas no mesmo espaço, também de formas distintas, em um Exame nacional de avaliação inscrito em uma política que individua o sujeito pelo Estado. | pt_BR |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sujeito-aluno-surdo | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.title | O sujeito-aluno-surdo e os modos de individuação pelo Estado no Enem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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