Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3563
Title: Identificação de correlações entre o índice de massa corporal e as capacidades físicas entre idosos
Authors: Silva, Renan Luiz Gouvea da
Keywords: Idoso
Capacidade física
IMC
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Renan Luiz Gouvea da. Identificação de correlações entre o índice de massa corporal e as capacidades físicas entre idosos. 2019. 37f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Abstract: A população idosa vem aumentando consideravelmente no mundo e no Brasil. Segundo Franchi e Junior (2005) esse crescimento da população idosa se atribui ao aumento da expectativa de vida, à diminuição da taxa de natalidade, a um melhor controle de doenças infectocontagiosas (imunização) e crônico-degenerativas. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a associação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Capacidade física de idosos frequentadores CCI-PVH. Foi realizada uma pesquisa de campo observacional, de recorte transversal e abordagem quantitativa. Participaram 16 idosos do sexo masculino, com idade média de 71 anos, variando entre 65 a 81 anos. Realizaram medida de peso (IMC) e estatura e testes das capacidades funcionais (flexibilidade, mobilidade, força e equilíbrio). O equilíbrio foi avaliado pelo teste de equilíbrio estático com controle visual proposto por Williams e Greene (1990) sugerido por Matsudo (2004) para avaliação de idosos, A flexibilidade foi avaliada através do teste de sentar e alcançar na cadeira, versão modificada do teste sentar e alcançar de Wells e Dillon (1952). A mobilidade foi avaliada pelo teste de levantar e deslocar-se, uma adaptação do teste timed up-and-go de Podsiadlo e Richardson (1991) e a força muscular foi avaliada pelo teste de sentar e levantar da cadeira em 30 segundos proposto por Rikili e Jones (1999). Para análise dos dados foi utilizado o software estatístico ActionStat. Foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Shapiro Wilk. A correlação entre as variáveis foi investigada pelo teste de Spearman. Foi adotado como valor de significância p≤0,05. Os resultados da presente pesquisa apresentaram IMC de 27,5 ± 3,9 Kg/m2 , realizaram 19,8 ± 3,2 repetições no teste de força, 26,6 ± 8,6 segundos no teste de equilíbrio, demonstraram flexibilidade de 3,2 ± 11,6 cm e mobilidade de 7,0 ± 2,0 segundos. Nenhuma correlação significativa foi encontrada entre o IMC e as variáveis capacidades físicas estudadas. Porém comparadas entre si, foram encontradas correlações significativas forte entre força e mobilidade, marginalmente significativa forte entre idade e mobilidade e entre equilíbrio e força.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profª Drª Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3563
Appears in Collections:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf344,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.