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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3564
Título: | Escolas rurais ribeirinhas da região amazônica do baixo madeira em Porto Velho, RO: infraestrutura, oferta de ensino e aparelhamento (2015 – 2021) |
Autor(es): | Costa, Suzana Rodrigues da |
Palavras-chave: | Escolas ribeirinhas Escolas rurais Ensino rural |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | COSTA, Suzana Rodrigues da. Escolas rurais ribeirinhas da região amazônica do baixo madeira em Porto Velho, RO: infraestrutura, oferta de ensino e aparelhamento (2015 – 2021). 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. |
Resumo: | A pesquisa tem como foco as escolas rurais ribeirinhas da região amazônica do Baixo Madeira em Porto Velho ± RO: infraestrutura, oferta do ensino e aparelhamento (2015 ± 2021). O período inicial de 2015 se justifica por ser o ano seguinte a maior cheia histórica do Rio Madeira, realidade que acarretou prejuízos para as escolas rurais ribeirinhas e necessidade de reorganização do ensino. O ano de 2021 é o período final, momento em que nos deparamos com constantes cortes de investimento financeiro na educação pública brasileira junto aos infundados ataques à ciência e à Educação no Brasil, ações de cunho pejorativo e de autoria do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O objetivo geral da investigação é compreender as características das escolas rurais ribeirinhas na região do Baixo Madeira. Dentre os objetivos específicos, destacamos: i) identificar e analisar contextos e significados de escolas rurais ribeirinhas para comunidades escolares da região do Baixo Madeira; ii) pesquisar os desafios enfrentados por professores e alunos rurais ribeirinhos em escolas da região do Baixo Madeira; iii) analisar especificidades de processos educativos e infraestrutura de escolas rurais ribeirinhas da região do Baixo Madeira. Partimos de indagações, tais como: i) quais as realidades das escolas rurais ribeirinhas, seus percursos e percalços na região do Baixo Madeiro?; ii) quais os desafios enfrentados por professores e alunos rurais ribeirinhos de escolas da região do Baixo Madeira pertencentes ao município de Porto Velho - RO?; iii) o que as escolas rurais ribeirinhas representam para as comunidades escolares da região do Baixa Madeira? Em termo metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo e se reveste de pesquisa bibliográfica, documental e de campo e desdobrou-se em entrevistas semiestruturadas orais com: professores, gestores e pais/responsáveis. A pesquisa é relevante e contribui para melhor compreensão sobre realidades de escolas rurais ribeirinhas da região do Baixo Madeira, município de Porto Velho, Rondônia, na perspectiva da História da Educação. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3564 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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