Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3565
Título: Qualidade das águas subterrâneas de soluções alternativas individuais da cidade de Porto Velho (RO): estudo cinético do cloro e no desenvolvimento de biofilmes
Autor(es): Vargas, Taise Ferreira
Palavras-chave: Água potável
Cloro residual livre
Biofilmes
Data do documento: 2021
Citação: VARGAS, Taise Ferreira. Qualidade das águas subterrâneas de soluções alternativas individuais da cidade de Porto Velho (RO): estudo cinético do cloro e no desenvolvimento de biofilmes. 2021. 93f. Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE ), Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE, Fundação Universidade Federal de Rondônia(UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: No Brasil e no mundo utiliza-se do agente químico cloro para proteção das águas contra agentes biológicos capazes de causar danos à saúde pública. Entretanto, a concentração do cloro diminui à medida que este reage com as substâncias presentes na água, causando a decomposição do cloro residual livre e diminuindo assim, seu efeito protetor contra os microrganismos. Outro fator que tem importante papel do decaimento do cloro são os biofilmes. Eles interferem na qualidade da água, causam corrosões, incrustações e aumentam a demanda dos desinfetantes. Tendo em vista, que a cidade de Porto Velho é desassistida por serviços de saneamento básico e que a maioria da população utiliza de fontes de águas subterrâneas por meio de poços, como fonte de abastecimento individual, este estudo teve por objetivo avaliar a cinética de decaimento do cloro livre e caracterizar os biofilmes das tubulações das duas principais fontes de água utilizada na cidade de Porto Velho. A constante de decaimento do cloro livre na água foi avaliada por “testes de garrafa”, aplicando um modelo de primeira ordem, a quantificação das comunidades microbianas foi realizada através da contagem de bactérias heterotróficas e a formação de biofilmes e testes de desinfecção dos biofilmes foram realizadas in vitro em placas de microtitulação. De acordo com os resultados, o tipo de poço e a concentração inicial de cloro tiveram influências significativas na velocidade de decaimento do cloro livre. As amostras de água dos poços tubulares apresentaram menores taxas de demanda de cloro, atribuídas à melhor qualidade da água. Os valores das dosagens iniciais de cloro, necessário para garantir um residual mínimo até 24 horas, foram de 0,6 mg.L-1 para poços tubulares e 1,0 mg.L-1 para poços escavados protegidos. A quantidade de heterotróficos provindos dos biofilmes não apresentou diferença entre os tipos de fontes de água, porém os microrganismos dos poços escavados protegidos tiveram maior potencial para produzir biofilmes (in vitro). Nossos dados demostram que concentrações iniciais de cloro de 1,0 mg.L-1 seriam insuficiente para garantir uma proteção efetiva da águas de solução alternativa individual. Ajustes da concentração de cloro que atendam essa demanda, torna o processo de desinfecção domiciliar desafiador, para utilizar concentrações mínimas e realmente eficazes contra os microrganismos sem comprometer a qualidade da água com os efeitos potencialmente adversos da cloração na saúde humana. A simulação da degradação do cloro residual nas diferentes fontes de abastecimento é uma ferramenta importante para apoiar processos de desinfecção seguros.
Descrição: Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE. Orientador: Dr. Wanderley Rodrigues Bastos; Co-orientador: Dr.Caetano Chang Dórea.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3565
Aparece nas coleções:Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.