Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3566
Título: Educação ambiental em escolas rurais ribeirinhas do município de Porto Velho, Rondônia
Autor(es): Rebouças, Suelen de Queiroz
Palavras-chave: Educação ambiental
Prática educativa
Escola rural ribeirinha
Data do documento: 2021
Citação: REBOUÇAS, Suelen de Queiroz. Educação ambiental em escolas rurais ribeirinhas do município de Porto Velho, Rondônia. 2021. 121f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Esta dissertação tem como problema investigar como é desenvolvida a Educação Ambiental em escolas rurais nos anos inicias do Ensino Fundamental I em Porto Velho – RO. A partir dessa questão, definiu-se como objetivo geral: Descrever Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais no Município de Porto Velho – RO. Para responder este objetivo definiu-se como objetivo geral o de compreender e descrever como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida em escolas do campo no município de Porto Velho Rondônia. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em cinco Escolas municipais rurais ribeirinhas de ensino fundamental: EMEF Francisco José Chiquilito Coimbra Erse, EMEF Escola Municipal de Ensino Fundamental Flor do Cupuaçu, Escola Municipal Ensino Fundamental Riacho Azul, EMEF Ermelindo Brasil e EMEF Francisco Augusto próximas a cidade de Porto Velho, RO. Os procedimentos metodológicos adotados foram os projetos pedagógicos das escolas descritas e com entrevistas com 18 professores das referidas Escolas. Os resultados apontam que nas escolas pesquisadas inseridas no contexto rural e ribeirinho, a Educação ambiental é desenvolvida com muitas dificuldades em relação a todos os aspectos na realidade escolar. Neste caso, é importante ressaltar que a Educação Ambiental é trabalhada de forma incipiente no currículo escolar, trabalhado como tema transversal. Os educadores têm interesse em aprender a trabalhar a Educação Ambiental com seus estudantes das Escolas, contudo ainda necessitam de formação continuada, pois todos eles se mostraram interessados sobre este tema que na contemporaneidade é algo debatido em escala planetária. De forma geral pontuaram a queimada na região norte que poderia ser um tema importante a ser debatido com os estudantes e abordando a realidade da região norte, pontuando em qual época do ano tem maior incidência de calor e porque não tem coleta de lixo seletiva, esses foram descritos pelos sujeitos das pesquisas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3566
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.