Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3570
Título: Dimensões e articulações dos impactos, as relações dos poderes públicos, privado e povos indígenas em Rondônia
Autor(es): Andrade, Rafael Ademir Oliveira de
Palavras-chave: Impactos
Dimensões e escalas
Povos Indígenas
Data do documento: 2021
Citação: ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de. Dimensões e articulações dos impactos, as relações dos poderes públicos, privado e povos indígenas em Rondônia. 2021. 251f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre as relações entre os povos indígenas, o Estado brasileiro, agentes privados e como esses atores se imbricam e agem sobre os territórios e vidas indígenas em Rondônia, estado brasileiro situado na Amazônia. A ação indigenismo estatal e não estatal, violências realizadas por agentes privados e pela (falta de) ação estatal e a resistência indígenas e de apoiadores serão os elementos condutores desta pesquisa, tanto no diálogo teórico quanto nos procedimentos de organização de dados e nas análises. A pesquisa teve como natureza procedimental a pesquisa exploratória, organizando dados a partir de fontes secundárias: documentos dos Agentes Indígenas e de suas organizações constituídas para fazer frente ao Estado e garantir seus Direitos, documentos de agentes estatais e não estatais que relatam impactos socioambientais em suas ações ou de outros grupos, tais documentos foram organizados em quadros por categoria e posteriormente analisados em seu contexto e de forma inter relacional. Esta tese tem como objetivo central “Compreender como os impactos de empreendimentos de escala local, regional, nacional e internacional se efetivam e em qual gravidade nas organizações, territórios e estrutura dos povos indígenas no entorno da cidade de Porto Velho, Rondônia”, bem como, compreender como os impactos de empreendimentos - de vários portes e escalas - se efetivam (como ocorrem, desde as políticas de planejamento, financiamento até implantação e impactos posteriores) nas organizações, territórios e estruturas de povos indígenas na cidade de Porto Velho, Rondônia, considerando a multiplicidade de agentes, de escalas e das formas do impacto, visando compreender como tais ações se desenvolvem, quais riscos e vulnerabilidades criam ou intensificam e quais são as formas de resistência tanto de agentes indígenas quanto não indígenas. Conclui-se que as escalas de impacto se inter relacionam na efetivação dos impactos em terras indígenas e que o Estado atua, em grande parte dos dados analisados, na causa ou não impedimento de impactos, ao mesmo tempo que associações indígenas e indigenistas oficiais e privados atuam na mitigação e prevenção de impactos acionando o Estado e/ou recursos privados para tal objetivo.
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3570
Aparece nas coleções:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.