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dc.contributor.authorSantos, Carlos Eduardo da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-25T15:48:20Z-
dc.date.available2022-02-25T15:48:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, C. E. S.. A percepção dos gestores sobre accountability e ética na gestão escolar. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3576-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena, como requisito final para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador (a): Profa. Esp. Ariadne dos Santos Massaropt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou analisar a percepção dos gestores quanto a prática de accountability e ética na gestão escolar, e se estes cumprem seu papel de transparência e ética diante da comunidade escolar. Tratou-se de um estudo de campo tendo como parte um levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa de caráter descritivo. Foi utilizado um questionado elaborado por Magalhães; Avdzejus e Santana em (2017) adaptado pelo autos com 19 questões distribuídas em IV blocos. A amostra utilizada foi de 15 gestores municipais que estiveram disponíveis para contribuir com a pesquisa, atingindo um total de 62,5% do público alvo. Os resultados indicaram que com a bagagem de atuação na educação dos gestores foi possível o reconhecimento do termo accountability como prestação de contas, transparência das ações públicas e responsabilização, ações essas praticadas nas escolas, possibilitando uma gestão responsável e transparência, princípios esses que são baseados em suas condutas éticas. Foi verificado que os gestores estão cientes de que um portal de transparência para as escolas seria um canal mais efetivo para executar a transparência, visando uma expansão maior de informações para a sociedade e aos órgãos municipais e que uma equipe com conhecimento necessário, traria mais confiança a alguns gestores no desenvolvimento dessas atividades. A participação da sociedade é notável no momento que os gestores envolvem a comunidade escolar nas tomadas de decisões dos recursos disponibilizados a instituição.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-25T15:48:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOS_EDUARDO___TCC_FINAL.pdf: 6251088 bytes, checksum: d5144c324c412d5de566feb2e778af65 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectGestão democrática escolarpt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.titleA percepção dos gestores sobre accountability e ética na gestão escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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