Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Talmairan Edevaldo da Costa-
dc.date.accessioned2022-03-14T19:43:52Z-
dc.date.available2022-03-14T19:43:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationROCHA, Talmairan Edevaldo da Costa. A contação de história: formação da cultura e identidade das crianças surdas. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3579-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Me. Rosiane Ribas de Souza Eler e Coorientação da Profª Esp. Queila Ribas de Souza.pt_BR
dc.description.abstractA educação de surdos tem sido muito discutida e estudada nas últimas décadas. Os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e o uso da língua de sinais estão sendo pesquisados como referencial de construção da identidade cultural da comunidade surda em geral. Este estudo foi realizado com um grupo de crianças surdas que através da contação de histórias e o contato com o surdo adulto vão desenvolvendo a identidade e cultura surda. A pergunta de pesquisa que motivou este trabalho foi se a contação de histórias pode auxiliar na aquisição da identidade surda? O objetivo que norteou essa pesquisa foi de levar as crianças surdas a perceberem a importância das histórias infantis na aquisição da cultura e identidade surda por meio da literatura surda. Tendo como objetivos específicos: Contribuir para a formação da cultura e identidade surda nas crianças através daliteratura surda; despertar a criatividade nas crianças surdas, através da contação de histórias. A pesquisa foi fundamentada no pensamento de Karin Strobel (2016) e Gladis Perlin (2013) que tratam a identidade como algo em construção, que vai se transformando ao longo da vida. Em Skliar (2013) e Quadros e Schmiedt (2006) sobre a aquisição da linguagem para crianças surdas. Na Literatura surda esse estudo se fundamenta em Schlemper (2017), Rosa (2011), Rosa e Karnopp (2005) que produziram várias adaptações de histórias infantis em Libras como ‘O Patinho Surdo’ (ROSA; KARNOPP, 2005 b) que diz que a literatura surda mostra em suas narrativas a questão da cultura e identidade surda de forma que o surdo consegue ser representado e se ver nas histórias. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação que se caracteriza pelo envolvimento do pesquisador com o grupo pesquisado objetivando melhorar a vida do grupo pesquisado segundoTripp (2005). A pesquisa contribuiu para a comunidade escolar, pois proporcionou o aprendizado através da contação de histórias em Libras e foi comprovado a eficácia da presença do surdo adulto na identificação com as crianças surdas e no seu processo de aquisição da língua de sinais, cultura e identidade surda.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-03-14T19:40:33Z No. of bitstreams: 1 TCC_Talmairan_Rocha_2021.pdf: 1362597 bytes, checksum: 8b637a07cae79511355176a9592f42bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-03-14T19:42:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Talmairan_Rocha_2021.pdf: 1362597 bytes, checksum: 8b637a07cae79511355176a9592f42bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-03-14T19:43:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Talmairan_Rocha_2021.pdf: 1362597 bytes, checksum: 8b637a07cae79511355176a9592f42bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T19:43:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Talmairan_Rocha_2021.pdf: 1362597 bytes, checksum: 8b637a07cae79511355176a9592f42bb (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura Surdapt_BR
dc.subjectAquisição da Língua de Sinaispt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectIdentidade Surdapt_BR
dc.subjectCriança surdapt_BR
dc.titleA contação de história: formação da cultura e identidade das crianças surdaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Talmairan_Rocha_2021.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.