Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3581
Título: Gestão do conhecimento na Fundação Universidade Federal de Rondônia: diagnóstico e proposições
Autor(es): Lima, Camila Marques de
Palavras-chave: Conhecimento organizacional
Administração pública
Gestão do conhecimento
Data do documento: 2021
Citação: LIMA, Camila Marques de. Gestão do conhecimento na Fundação Universidade Federal de Rondônia: diagnóstico e proposições. 2021. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: O conhecimento se tornou um dos recursos mais preciosos e estratégicos para uma organização, sendo a sua gestão, uma importante ferramenta para as organizações buscarem atingir mais eficiência e maior qualidade de serviços a partir de um processo de suporte à constante identificação, criação, compartilhamento e utilização dos seus conhecimentos. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar o cenário da Gestão do Conhecimento (GC) na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no que tange aos fluxos de conhecimento relacionados às suas atividades administrativas. Se trata de uma pesquisa exploratória e descritiva, adotando abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso; pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e pesquisa documental para apoiar a análise dos resultados. Como instrumentos de coleta, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada a qual foi aplicado aos gestores e um questionário eletrônico encaminhado a todos os servidores técnicos e docentes em atividades administrativas na instituição. Os resultados mostram que a instituição não possui uma estratégia formalizada de GC, além de um cenário deficiente em diversos fatores essenciais para a criação de um ambiente propício para o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento e pouco incentivo a uma cultura de compartilhamento de conhecimento. Paralelo a isso, apenas três das vinte práticas ou ferramenta de GC apresentadas aos participantes tiveram relativo destaque quanto à frequência de utilização, sendo elas: Gestão Eletrônica de Documentos (GED), ferramentas de colaboração e espaços colaborativos virtuais. Com base nesse cenário, foi elaborado um manual de práticas de gestão do conhecimento a fim de auxiliar na difusão do tema na instituição, o qual tem como objetivo orientar os servidores quanto às práticas e ferramentas de GC e auxiliar os gestores em suas decisões estratégicas relacionadas ao tema.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3581
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.