Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3594
Título: Estado da arte de pesquisas brasileiras em educação matemática de jovens e adultos com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino (1985-2015)
Autor(es): Silva, Moab Marques da
Palavras-chave: Educação Matemática
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Didáticas e Metodologias de Ensino
Dissertações
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Moab Marques da. Estado da arte de pesquisas brasileiras em educação matemática de jovens e adultos com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino (1985-2015). 2020. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar como se configuram as pesquisas em Educação Matemática de Jovens e Adultos com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), defendidas em programas de pósgraduação stricto sensu no Brasil (1985-2015). No tocante aos aportes teóricos, destacamos sua sustentação em autores como Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti (2008) e Di Pierro (2005; 2017), que discutem em suas pesquisas sobre EJA; D’Ambrosio (1997), Miguel et al. (2003), Fiorentini e Lorenzato (2006) e Ponte (2008), que investigam a respeito da Educação Matemática; Jóia (1997), Fonseca (2005) e Ribeiro (2014), que tratam em seus estudos a respeito da Educação Matemática de Jovens Adultos; e Fonseca (2001), Bail (2002), Bassanezi (2002), D’Ambrosio (2005), Ribeiro (2007), Biembengut (2009) e Mello (2015), que pesquisam sobre alternativas didático-metodológicas para o ensino de Matemática e/ou para a EJA. Metodologicamente, esta pesquisa se caracterizou como sendo do tipo estado da arte, fundamentada em Romanowski e Ens (2006); de abordagem qualitativa, consoante Bogdan e Biklen (1994); e de caráter exploratório e bibliográfico, respaldada em Fiorentini e Lorenzato (2006). Sobre o material de análise, embora tenha sido realizado uma busca por teses e dissertações, não fora encontrado teses que compunham o objeto de investigação da presente pesquisa, e assim, tal material se constituiu somente de dissertações que discutem sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos, especialmente com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino. Como resultados da pesquisa, destaca-se que de um total de 260 estudos tratando sobre Educação Matemática de Jovens e Adultos no período analisado, 83 deles enfocaram alternativas didático-metodológicas de ensino da Matemática na EJA, sendo que desses: 54 centraram em alternativas didático-metodológicas da Educação Matemática que podem ser inseridas no contexto da EJA, a exemplo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Modelagem Matemática e Resolução de Problemas Matemáticos; e 29 deram ênfase em pressupostos às alternativas didático-metodológicas consoantes às peculiaridades do público da EJA, como o reconhecimento da bagagem sociocultural e a valorização dos conhecimentos prévios dos educandos jovens e adultos frente suas significativas experiências de vida. Outro elemento de destaque constatado nas pesquisas se remete à construção ou análise de materiais didáticos levando em conta o contexto de programas governamentais, a exemplo do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e adultos (PNLD-EJA), Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) e o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Fundação Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3594
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Moab_M_Silva_.pdfDissertação2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.