Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3596
Título: O curso de magistério em Ji-Paraná - RO (1970 - 2001): Um estudo dos saberes matemáticos presentes na formação de professores primários no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon: Pesquisa historiográfica
Autor(es): Cruz, Simone Aparecida Navarro da
Palavras-chave: Magistério
História da Educação Matemática
Professores dos anos iniciais
Formação profissionalizante de professores
Data do documento: 2022
Citação: CRUZ, Simone Aparecida Navarro da. O curso de magistério em Ji-Paraná - RO (1970 - 2001): Um estudo dos saberes matemáticos presentes na formação de professores primários no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon: Pesquisa historiográfica. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar os saberes matemáticos presentes na formação de professores do Curso de Magistério, em nível de 2º grau, no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon (IEEMR) em Ji-Paraná - RO (1970-2001), assumindo como questão diretriz: de que maneira os saberes matemáticos permearam a formação de professores do extinto Curso de Magistério, em nível de 2º grau, no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon (IEEMR) em Ji-Paraná? O contexto de escolha pelo IEEMR se deu por ser a única instituição pública a oferecer a formação profissionalizante no município. O recorte temporal coincide com a trajetória de existência do curso, que teve início no ano de 1970 e término em 2001. Para ancorar nossa pesquisa histórica nessa seara, reportamo-nos a Marc Bloch (2001), Jacques Le Goff (1990), dentre outros, que nos conduziram à compreensão contextual da nova história em que o ser humano é o protagonista desta construção. Adentrando no campo da História da Educação Matemática, buscamos compreender o processo formativo de professores, bem como o contexto histórico local de Rondônia e de Ji-Paraná, priorizando, especificamente, a formação docente no Curso de Magistério e a maneira como foram construídos os saberes matemáticos nessa formação. Metodologicamente, é uma pesquisa historiográfica desenvolvida com base nos pressupostos da História da Educação Matemática e as fontes foram resultantes de coletas de dados realizadas através de entrevistas e análise documental (fotografias, currículo do curso, relatórios da secretaria, fichários da escola, cadernos, entrevistas, documentos legais.), vestígios estes que contribuíram para a compreensão de fatos passados e de situações existentes no tempo presente no contexto educacional das escolas de Ji-Paraná. Como resultado, é possível inferir que os saberes matemáticos que os egressos aplicaram a posteriori no exercício de seus ofícios docentes, na condição de professores em suas salas de aulas, advêm da produção de materiais didático-metodológicos associados sinergicamente aos conceitos matemáticos estudados no Curso de Magistério do IEEMR. Advêm, também, das teorias experienciadas através de práticas docentes realizadas nas disciplinas Didática e Estágio Supervisionado, simulando situações de sala de aula, o que trouxe maturidade e entendimento da complexidade desse espaço escolar e, consequentemente, a construção singular de um profissional com autodomínio e autoconfiança que deseja aprender constantemente.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3596
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dssertação_Simone_Navarro.pdfDissertação2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.