Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3598
Título: A importância da contação de história para aprendizagem
Título(s) alternativo(s): na primeira fase do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Tatiana Ferreira da
Palavras-chave: Contação de história
Aprendizagem
Alfabetização
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, T. F. A importância da contação de história para aprendizagem : na primeira fase do Ensino Fundamental. 2019. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2019.
Resumo: O presente trabalho é uma análise de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia na unir, campus Vilhena, que abordam a temática contação de histórias. Considerando que a história desenvolve na criança, emoção, criatividade, imaginação, o presente trabalho apresenta uma breve reavaliação em relação as práticas de leitura nas series iniciais e suas contribuições para a alfabetização. Os objetivos da realização deste trabalho têm como proposito, pesquisar como a prática de história pode contribuir para o processo de alfabetização: conscientizar os professores a importância da contação de história no cotidiano escolar do aluno para seu desenvolvimento; compreender a história como uma ferramenta pedagógica nesse estágio de desenvolvimento. Para elucidar a pesquisa, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica de monografias da universidade federal de Rondônia, Campus Vilhena, e artigos e livros referente a temática. Com esta análise identificou-se a importância da leitura como estimulo aos familiares e a escola, que ambos devem incentivar o interesse pela leitura, bem como dar subsídios para que este aluno desperte um olhar criativo e crítico quanto a sua visão do mundo. Sendo assim, a leitura é indispensável para este processo de ensino e aprendizagem e as influências que esta pode realizar quanto a ampliação do conhecimento deste aluno. Este trabalho tem como intuito contribuir para os docentes o interesse em trabalhar com a contação de histórias, como ferramenta para despertar no aluno o gosto pela leitura, e suas contribuições para o processo de alfabetização.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Shuely Souza Rodrigues
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3598
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA TATIANA.pdfArquivo final1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.