Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3602
Título: Impacto da pandemia nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis na região de influência de Ji-Paraná-RO
Autor(es): Oliveira, Andressa Vaz
Palavras-chave: Cooperativa
Catador
Resíduos Sólidos
Covid-19
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Andressa Vaz. Impacto da pandemia nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis na região de influência de Ji-Paraná-RO. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Devido aos tempos atípicos que vivenciamos por causa da crise sanitária, resultante do coronavírus, onde, a saúde e a economia sofrem os impactos mais perceptíveis, externa-se a preocupação em saber como os catadores de materiais recicláveis, que são considerados um grupo desamparado financeiramente, se comportam diante deste evento e quanto aos impactos ressentidos por eles. Considerando o potencial de risco dos resíduos domiciliares graças à possibilidade de contaminação, houve um salto na preocupação em consequência do contato entre catador e resíduo. Desta forma, a pesquisa é caracterizada exploratória e foi realizada por meio da aplicação de questionário, com perguntas fundamentadas em temas como: o comportamento da renda dos catadores das cooperativas durante a pandemia e a situação de saúde dos catadores. Observou-se que os catadores de materiais recicláveis frente a pandemia sofreram com redução na produção de recicláveis e com a desvalorização dos mesmos, afetando substancialmente a renda de suas famílias, evidenciando uma vulnerabilidade social a mais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Fundação Universidade Federal de Rondônia,Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Sob a orientação do Prof. Dr. João Gilberto de Souza Ribeiro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3602
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Andressa_Vaz_Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso785,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.