Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3609
Título: Conhecimento sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de matemática do estado de Rondônia
Autor(es): Pessim, Marcelo Orlando Sales
Palavras-chave: Formação inicial
Professores de Matemática
Conhecimento da avaliação
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: PESSIM, Marcelo Orlando Sales. Conhecimento sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de matemática do estado de Rondônia. 2022. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar que conhecimento sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem é propiciado em cursos presenciais de Licenciatura em Matemática de Instituições de Ensino Superior de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de modalidade de campo, sendo realizada com quatro cursos de Licenciatura em Matemática, sendo dois ofertados pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) nos campi de Ji-Paraná e Porto Velho, e dois ofertados pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) nos campi de Cacoal e Vilhena. Participaram da pesquisa 14 acadêmicos dos referidos cursos. Para a produção de dados, utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Para a organização e interpretação de dados foram estruturados três eixos temáticos, intitulados: A avaliação presente nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática de Rondônia; Conhecimento da avaliação do processo de ensino-aprendizagem revelado pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática; Concepções de avaliação dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática. O processo de análise dos dados ocorreu por meio de duas categorias, sendo: Conhecimento da avaliação do processo de ensino-aprendizagem no modelo tradicional; Conhecimento da avaliação do processo de ensino-aprendizagem no modelo contemporâneo na perspectiva construtivista. Dentre os resultados, destaca-se que na análise realizada nos PPCs, verificou-se que os cursos do IFRO, campi de Cacoal e Vilhena têm a mesma matriz curricular, e que há quatro componentes que abordam aspectos da avaliação na ementa. Há um componente que trata exclusivamente sobre a temática, sendo denominado de “Avaliação da Aprendizagem”. Os PPCs dos cursos da UNIR dos campi de Porto Velho e JiParaná não possuem componentes curriculares específicos que discutem a temática da avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Porém, o PPC da UNIR/Porto Velho contém três componentes curriculares que explicitam elementos acerca da avaliação do processo de ensinoaprendizagem em suas ementas; e o PPC da UNIR/Ji-Paraná apresenta sete componentes que abordam sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos dados que se referem aos questionários e entrevistas, tem-se que os acadêmicos pontuaram diferenças da avaliação realizada nos componentes curriculares didáticos-pedagógicos e específicos. Evidenciando indícios de que nos componentes específicos predominou uma avaliação pontual, e classificatória, sendo privilegiado a prova com um dos instrumentos avaliativos. No que tange aos componentes didático-pedagógicos, os acadêmicos mencionaram que houve uma diversidade de instrumentos e técnicas utilizadas pelos professores dos referidos componentes no processo de avaliação. Identificou-se que além dos componentes curriculares, há outras instâncias formativas, como por exemplo o PIBID e Residência Pedagógica, que tem se constituído como espaço para a construção do conhecimento da avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, foi possível averiguar as concepções construídas pelos acadêmicos sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, sendo que: Os acadêmicos da UNIR/Porto Velho têm transitado entre uma perspectiva tradicional e contemporânea; dois acadêmicos da UNIR/Ji-Paraná têm concepções centradas na perspectiva contemporânea e um transita entre os dois modelos; e os acadêmicos do IFRO dos campi de Cacoal e Vilhena têm suas concepções fundamentadas na perspectiva contemporânea. Esperase que os resultados desta pesquisa oportunizem reflexões sobre a relevância dessa categoria de conhecimento para a profissão docente e que ela seja propiciada em uma perspectiva teórica e prática na formação inicial do futuro professor de Matemática.
Descrição: Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação da Profa. Dra. Eliana Alves Pereira Leite.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3609
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Marcelo _Pessim.pdfDissertação2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.