Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Denise da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T20:48:45Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T20:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Denise da Silva. "Lá em casa é a minha casa, aqui tem várias pessoas, lá na minha casa não tem muitas pessoas": o significado do brincar no isolamento social. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3610 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito de avaliação do componente curricular Elaboração de Trabalho Monográfico, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia UNIR – Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais -DACHS. Sob a orientação da Profª Dra. Naiara dos Santos Nienow | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o significado do brincar durante a pandemia do COVID-19 segundo um grupo de crianças entre 5 a 11 anos de idade que frequentavam uma Escola Bíblica Dominical, vinculada a uma Igreja Evangélica, no município de Ji-Paraná, Rondônia. Ao longo da investigação o registro da cultura de pares marcou a pesquisa, que ocorria de diferentes formas no ato de brincar das crianças participantes deste estudo. A fundamentação teórica é pautada em Chaui (2000), Corsaro (2011), Vigotski (2008), Jelinek(2005), Castro, Vasconcelos, Alves (2020) e Eckschmidt, Mereilles, (2021). A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi do tipo etnográfica. Os sujeitos que colaboram com a pesquisa foram dez crianças. Os instrumentos utilizados para a obtenção de dados envolveram observação e entrevista semiestruturada com as cada uma das crianças. A análise das informações geradas foi realizada segundo a proposta de Núcleo de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). A partir da análise das informações geradas em campo foi possível identificar, quatro núcleos de significação. Núcleo 1 - Como as crianças interpretam o brigar; Núcleo 2 - O significado do brincar dentro de casa; Núcleo 3 - O significado do brincar fora de casa; e Núcleo 4 - O impacto do Coronavírus na vida das crianças e em como no brincar. O estudo demonstrou os diferentes espaços que a criança brinca, o privado, a casa, o público, a rua, igreja, escola, os espaços livres para o brincar. O estudo demonstra que o brigar é uma constância na rotina das crianças, pois é uma proteção do ambiente. Por meiodo estudo identificou que o coronavírus modificou as formas de convivência entre os pares e os adultos, e que trouxe marcas significativas nas crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T20:46:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_Denise_da_Silva_Rodrigues.pdf: 756743 bytes, checksum: 843aca9437718ad229b6ec4ba19c31e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T20:47:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Denise_da_Silva_Rodrigues.pdf: 756743 bytes, checksum: 843aca9437718ad229b6ec4ba19c31e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T20:47:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Denise_da_Silva_Rodrigues.pdf: 756743 bytes, checksum: 843aca9437718ad229b6ec4ba19c31e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T20:47:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Denise_da_Silva_Rodrigues.pdf: 756743 bytes, checksum: 843aca9437718ad229b6ec4ba19c31e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T20:47:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Denise_da_Silva_Rodrigues.pdf: 756743 bytes, checksum: 843aca9437718ad229b6ec4ba19c31e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-12T20:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Denise_da_Silva_Rodrigues.pdf: 756743 bytes, checksum: 843aca9437718ad229b6ec4ba19c31e2 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cultura de pares | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | "Lá em casa é a minha casa, aqui tem várias pessoas, lá na minha casa não tem muitas pessoas": o significado do brincar no isolamento social | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Denise_da_Silva_Rodrigues.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 739,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.