Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3612
Title: Como adolescentes percebem e cuidam do corpo
Authors: Mendonça, Cátia Maria Daher
Keywords: Saúde
Influência da mídia
Percepção do corpo
Issue Date: 2016
Citation: MENDONÇA, Cátia Maria Daher. Como adolescentes percebem e cuidam do corpo. 2016. 44f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Abstract: Esta pesquisa demonstra como os adolescentes percebem e cuidam do corpo, e se a mídia exerceu influência sobre essa percepção. A mesma teve como objetivo geral verificar como adolescentes percebem o corpo. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira iniciou-se no ano de 2012 com o objetivo de verificar como os adolescentes do ensino médio do sexo masculino e feminino percebiam e cuidavam do corpo, em uma escola localizada na (Zona periférica) na cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia, como pesquisa para avaliação e conclusão da disciplina Educação Física do Adolescente, no curso de Educação Física. Foram aplicados questionários contendo 9 perguntas fechadas e abertas, para adolescentes entre 12 a18 anos de idade, do sexo masculino e feminino, perfazendo um total de 226 alunos pesquisados, com a finalidade de concluir a disciplina de Educação Física para adolescentes. A segunda etapa foi motivada pelos resultados da primeira e ocorreu em 2013, com a finalidade de aprofundar a pesquisa com o propósito de elaborar a monografia. O questionário foi reformulado com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados questionários para os adolescentes do sexo masculino e feminino de uma escola localizada na zona norte no município de Porto Velho, Estado de Rondônia, onde foram coletados mais 105 questionários, sendo 48 do sexo masculino e 57 do sexo feminino, perfazendo nas duas etapas 331 respondentes. O questionário foi reelaborado juntamente com o professor orientador, com perguntas retiradas um texto do trabalhado em sala de aula, na disciplina Educação Física para adolescente, a fim de obter informações dos próprios adolescentes, de como eles percebem e cuidam do corpo, se a mídia tem grande influência sobre suas ações e se as aulas de Educação Física na escola têm colaborado para o cuidado com o corpo e saúde dos alunos respondentes. Os resultados indicaram que apesar da mídia ter influência sobre a sociedade, a maioria desses adolescentes informaram não ser influenciados pelo que a mídia dita como padrão de beleza. No entanto suas respostas muitas vezes foram contraditórias e vazias.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Célio José Borges.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3612
Appears in Collections:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf953,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.