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dc.contributor.authorMattei, Andrea Cristina-
dc.date.accessioned2022-04-14T12:32:40Z-
dc.date.available2022-04-14T12:32:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMATTEI, Andrea Cristina. História da educação rural na região amazônica: organização escolar e a docência nas escolas de Ariquemes, Rondônia (1977-1998). 2022. 122f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3613-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aborda a História da Educação Rural no Vale do Jamari, Estado de Rondônia (RO). O recorte temporal inicial corresponde à emancipação do município de Ariquemes, no ano de 1977. No ano de 1998, foi instituída a Lei n.º 719/1998, que criou o Sistema Municipal de Ensino do município de Ariquemes, Rondônia. O objetivo geral foi analisar o modelo de escola rural instituído em Ariquemes entre os anos de 1977 a 1998. Os objetivos específicos foram: i) identificar as normas de escola rural diante do processo de colonização da região amazônica rondoniense em Ariquemes; ii) perscrutar memórias de professoras e professores rurais sobre o fazer docente e as trajetórias profissionais; iii) descrever quais os sentidos estabelecidos por professores e professoras de escolas rurais sobre os materiais pedagógicos utilizados nas aulas. Historiar instituições escolares rurais possibilitou identificar peculiaridades regionais em contexto amazônico. As indagações da pesquisa foram as seguintes: i) qual o modelo de escola instituída em áreas rurais no Vale do Jamari (RO)? ii) o que dizem professores e professoras sobre formação e atuação docente em escolas rurais? iii) o que dizem professores e professoras rurais sobre o uso de materiais didáticos em suas práticas pedagógicas? A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e as fontes documentos diversos, entre eles: leis, decretos de criação de escolas, pareceres de autorização de funcionamento de escolas, atas, livros de matrículas, fotografias, relatórios de inspeção, narrativas de professores e professoras e materiais bibliográficos. No atual cenário pandêmico, devido ao distanciamento físico-social, em estreita atenção às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades e instituições públicas brasileiras para evitar o contágio pelo COVID-19, optou-se pela coleta de dados e entrevistas semiestruturada realizadas por meio de plataforma virtual disponíveis no Google Meet. Ao todo, foram realizadas 11 entrevistas com 8 professoras e 3 professores, todas gravadas, transcritas e categorizadas linha a linha por meio do software de análise qualitativa e quantitativa Maxqda. A pesquisa sobre História de escolas rurais permitiu a compreensão de espaços de aprendizagens, fazeres docentes, usos de materiais didáticos pedagógicos e de lugares que as escolas rurais ocupavam e ocupam no contexto rondoniense amazônico do Vale do Jamari.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectHistória da educação ruralpt_BR
dc.subjectDocência ruralpt_BR
dc.titleHistória da educação rural na região amazônica: organização escolar e a docência nas escolas de Ariquemes, Rondônia (1977-1998)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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