Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3615
Título: Estratégias de ensino de matemática utilizadas por docentes das escolas estaduais nas aulas remotas durante a pandemia de Covid-19 em Ji-Paraná/RO
Autor(es): Scatamburlo, Diléia da Silva Brun
Palavras-chave: Educação Matemática
Estratégia de ensino
Ensino Remoto
Inovação
Data do documento: 2022
Citação: SCATAMBURLO, Diléia da Silva Brun. Estratégias de ensino de matemática utilizadas por docentes das escolas estaduais nas aulas remotas durante a pandemia de Covid-19 em Ji-Paraná/RO. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias de ensino remoto da Matemática utilizadas por docentes durante a pandemia do COVID-19. A investigação teve como foco a análise das estratégias utilizadas pelos docentes e a partir daí fazer um paralelo com as conceituações de ensino inovador e estratégias de ensino. Os aportes teóricos utilizados nesta pesquisa estão relacionados à inovação, estratégia de ensino, ensino remoto relacionadas a Educação e Educação Matemática. Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, na qual tivemos como participantes da pesquisa 6 docentes de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas estaduais localizadas em JiParaná/RO. Para a produção dos dados foram utilizados: questionário e entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados se deu pela Teoria de Bardin (2016) da seguinte maneira: organização dos dados por meio das categorias temáticas embasadas nos objetivos da pesquisa: Estratégia, Ensino Remoto e Tecnologias. Dessas temáticas surgiram as subcategorias: Preparação para as aulas remota; Sentimentossobre o Ensino Remoto; Cenários para o ensino remoto; Estratégias de ensino remoto; dificuldades com o ensino remoto; Estratégias que impactaram positivamente o ensino de matemática e a experiência deixada para o ensino da matemática.Dentro das categorias buscou-se as unidades de contextos, depois os excertos de unidades de registro, para a organização dos códigos, conforme as palavras de destaque, palavras-chaves vinculadas às estratégias e conceitos pertinentes às categorias temáticas, e que respondem ao objetivo geral da pesquisa. Para a análise utilizou-se a Análise manual e a eletrônica através do softwareIRaMuTeQ. Por meio da análise do corpusfoi possível encontrar as frequências das palavras relacionadas às categorias e subcategorias, e confirmar as análises manuais para a construção das categorias e das subcategorias para a produção da discussão. O resultado encontrado foi que todos os docentes tiveram formação para atuar com as plataformas on-linee ministrar aulas remotas. Porém, continuaram com dificuldades com essa modalidade, devido à falta de recursos e, de condições de trabalho. Demonstraram abertura para se adaptar aos desafios do ensino remoto, diante das dificuldades buscaram estratégias para mediar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, tais como: utilização de vídeos, mapas mentais, seminários interativos, uso do WhatsApppara sanar as dúvidas e trocar ideias a respeito da aula, produção de vídeos para compreensão do conteúdo, organização de material didático para os alunos que não tiveram acesso à modalidade remota. O cenário educacional ocorreu ancorando sua prática nas plataformas: Meet, Google Classroome o aplicativo WhatsApp. Os participantes acreditam que essa modalidade veio para ficar no meio educacional. A pandemia desencadeou um marco de mudanças no ensino.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação de Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Lenilson Sergio Candido.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3615
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Dileia_Brun_Scatamburlo_2022.pdfDissertação3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.