Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3627
Title: Acessibilidade das tecnologias para pessoas com deficiência visual
Authors: Carmo, Alessandra Martins do
Keywords: Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Deficiência visual
Acessibilidade
Issue Date: 2022
Citation: CARMO, A. M. Acessibilidade das tecnologias para pessoas com deficiência visual. 2022. 35 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Abstract: Esta pesquisa tem como relevância a necessidade de discutir sobre aplicativos tecnológicos para que alunos e alunas com deficiência visual tenham acesso às informações, à educação de qualidade e ao mercado de trabalho. A proposta é apontar a importância dos avanços tecnológicos e alertar a quem educa e é educado sobre a qualidade de ensino de seus/suas alunos/as, não mantendo a inclusão e a acessibilidade apenas no papel, mas trazendo para prática. Para isso, foi selecionado um estudo de caso de um aluno com deficiência visual, de uma Universidade Federal do estado de Rondônia, como recurso para analisar suas experiências frente ao processo de ensino junto ao corpo docente e as tecnologias utilizadas para a mediação dos conteúdos. Os métodos utilizados para esta pesquisa serão, primeiramente, revisão bibliográfica sobre deficiência visual, educação, inclusão e tecnologias, além do estudo de caso.
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Rodrigo Pedro Casteleira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3627
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Pedagogia_Alessandra Martins do Carmo.pdfArquivo Final386,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.