Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lorena, Ana Carolina Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T13:53:30Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T13:53:30Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | LORENA, A. C. S. A relação família e escola na aprendizagem infantil: uma revisão de literatura. 2022. 28 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3628 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Daiane Trindade da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao pensarmos qual a importância da participação, envolvimento e acompanhamento da família no processo de desenvolvimento escolar, abordamos neste trabalho a relação família e escola na aprendizagem infantil, através de uma revisão de literatura, tendo como objetivo compreender a importância da participação, envolvimento e acompanhamento da família no processo de desenvolvimento escolar das crianças na aprendizagem infantil. A partir da conceituação do que é família e qual seu papel na educação escolar, através de documentos legais e normativos, bem como a descrição entre a relação família e a escola no processo educativo das crianças, analisando seus papeis na escola e família. Utilizamos para tanto, uma pesquisa qualitativa bibliográfica a partir da revisão de literatura com base nos estudos de PAROLIN (2016), documentos legislações. Ao fim, inferimos ser de extrema importância a participação da família na escola para o bom desenvolvimento educacional das crianças, a família é um grupo de pessoas que convive diariamente e estabelece laços de afetividade e cuidado um com os outros que a partir da vivência, das trocas de saberes, conversas, ensinamentos, brincadeiras, cuidados etc.; forma-se uma base essencial ao desenvolvimento educacional infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-18T18:43:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:46:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:47:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-20T13:53:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação família e escola na aprendizagem infantil: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf | Arquivo Final | 685,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.