Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3632
Título: Desigualdade de gênero no trabalho: um estudo de caso em escritórios de contabilidade no município de Cacoal - RO
Autor(es): Titon, Vanessa
Palavras-chave: Desigualdade de gênero
Ambiente de trabalho
Contabilistas
Rondônia
Cacoal
Data do documento: 4-Abr-2022
Citação: TITON, Vanessa. Desigualdade de gênero no trabalho: um estudo de caso em escritórios de contabilidade no município de Cacoal-RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: O artigo tem como objetivo investigar qual é a percepção das contabilistas de Cacoal-RO acerca da desigualdade de gênero no seu ambiente de trabalho e identificar medidas efetivas que contribuam para diminuir as dificuldades encontradas pelas mulheres. Os procedimentos adotados foram estudo de caso e pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e método dedutivo. Quanto aos objetivos, utilizou-se pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados foi feita através de questionário no Google Forms, e enviado para o Whats App Empresarial dos gestores de 05 escritórios, para que eles encaminhassem para as contabilistas. De 54 contabilistas, apenas 16 responderam ao questionário. Os resultados do questionário apontam que as contabilistas identificam pouca desigualdade, no entanto, estudos a nível nacional e de outras regiões salientam que há desigualdade entre os gêneros, principalmente relacionada à diferença salarial, segregação ocupacional, ascensão profissional e à dupla jornada de trabalho. Segundo algumas das contabilistas respondentes, faltam oportunidades para as mulheres, e para evitar que as desigualdades ocorram, dependeria “do dono do escritório”. Sendo assim, percebeu-se que, há necessidade de promover mais eventos e formações profissionais voltadas à conscientização das contabilistas e de seus empregadores acerca desta temática, e acerca da distinção salarial, uma das medidas que poderia ser efetiva, seria a aprovação do PL nº 130/2011, que impõe multa ao empregador caso haja diferença salarial entre os gêneros. Além dos resultados mencionados, esta pesquisa constatou a escassez de estudos no estado de Rondônia no que se refere à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharela em Ciências Contábeis. Orientadora: Professora Dra. Daiane Martins Rocha
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3632
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Vanessa_Titon.pdf655,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador