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dc.contributor.authorGonçalves, Jaqueline Marim-
dc.date.accessioned2022-04-25T12:44:40Z-
dc.date.available2022-04-25T12:44:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGONÇALVES, J. M. Contribuições de importantes teóricos do campo do discurso educacional para a construção da concepção de educação infantil no Brasil. 2022. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3637-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Dra. Cláudia Justus Tôrres Pereirapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi resultado de uma investigação teórica e teve como objetivo analisar alguns aspectos históricos dos processos percorridos na construção da concepção de educação infantil no Brasil, tendo em vista a transformação do conceito de criança e infância durante os períodos históricos até a contemporaneidade. A pesquisa, metodologicamente, foi do tipo bibliográfica qualitativa, descritiva e se justifica como relevante por se tornar mais um instrumento de consulta ao público envolvido com a Educação Infantil. Os teóricos pesquisados foram: Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1746-1827), Decroly (1871-1932), Froebel (1782-1852), Montessori (1870-1952), Vygotsky (1896-193, Freinet (1896-1966) e Piaget (1896-1980), entre outros. Com o objetivo de compreender a forma que esses teóricos estudaram o desenvolvimento e o modo como as crianças aprendiam, contribuíram para a elaboração de uma proposta educacional para educação infantil vigente nos tempos atuais. A pesquisa também será pautada na contextualização histórica dos documentos oficiais que norteiam a educação infantil brasileira: Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (MEC 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010) e o mais recente em vigor, a Base Nacional Comum Curricular (2017).pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleContribuições de importantes teóricos do campo do discurso educacional para a construção da concepção de educação infantil no Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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