Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3641
Título: Um olhar sobre a inclusão de alunos surdos e/ou deficiente auditivo: relato autoetnográfico
Autor(es): Silva, Valquíria Patrícia Silveira da
Palavras-chave: Inclusão
Surdos/deficiência auditiva
Educação inclusiva
Educação especial
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, V. P. S. Um olhar sobre a inclusão de alunos surdos e/ou deficiente auditivo: relato autoetnográfico. 2022. 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar um relato de experiência, através de um olhar sobre a inclusão de uma aluna Surda e/ ou D.A nas instituições de ensino. Para conseguir chegar aos objetivos buscou-se problematizar como se deu o processo de inclusão de uma aluna com deficiência auditiva do Ensino Básico até o Ensino Superior? O objetivo geral é relatar a experiência escolar de uma aluna surda/ deficiente auditiva dialogando com a legislação vigente e literatura da área. E para isto, através deste trabalho faremos uma abordagem na história dos surdos; os conceitos e classificações da surdez e/ou deficiência auditiva; apresentar cultura e identidade surda; discutir e apontar sobre os atendimentos e as demandas de políticas de inclusão através da legislação vigente e a literatura da área; e problematizar essa inclusão de alunos com surdez e deficiência auditiva na sala de aula, desde a educação básica até a universidade. Deste modo foi realizada uma pesquisa auto etnográfica de abordagem bibliográfica qualitativa com base nos referenciais teóricos e legislação vigente, no processo de inclusão. Dentro desse contexto histórico é possível fazer uma abordagem durante a educação básica com o intuito de abordar especificamente o ensino superior na UNIR Campus de Vilhena, estabelecendo as conexões entre ensino educacional e a inclusão dos alunos com surdez e deficiência auditiva no âmbito escolar.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3641
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Valquiria Patricia Silveira da Silva.pdfArquivo Final378,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.