Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3642
Título: A atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena
Autor(es): França, Jéssica Bittencourt
Palavras-chave: Formação
Política de inclusão
Tradutor e interprete de LIBRAS e português
Data do documento: 2022
Citação: FRANÇA, J. B. A atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena. 2022. 90 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Este trabalho aborda trajetórias históricas em torno da educação e políticas de inclusão dos surdos. Com o objetivo de analisar a atuação do profissional Tradutor e Intérprete de Libras do campus da UNIR de Vilhena. Os objetivos específicos foram constituídos: Compreender o sujeito surdo em seus aspectos históricos, culturais e de identidade e sua inclusão no processo educacional com base nas legislações vigentes e na literatura da área; Conhecer a Libras em seus aspectos linguísticos e legais, e o uso da mesma pelos profissionais TILS; Apresentar a trajetória do profissional TILS no contexto nacional, a lei que regulamenta a profissão, instituições de bases de apoio a este profissional e a formação e atuação do mesmo; Identificar o campus da UNIR de Vilhena, o ingresso dos surdos, e as políticas de inclusão, localização e a atuação do profissional TILS; Analisar os dados coletados identificando o perfil dos profissionais TILS, a sua formação, atuação e suas dificuldades. Este trabalho procurou responder o problema de pesquisa: Quem são e como atuam os profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras e língua portuguesa (TILSP) que trabalham no campus da UNIR de Vilhena? A pesquisa partiu de uma revisão literária embasada em estudos surdos que apresentam a surdez como diferença e não como deficiência. A metodologia adotada para desenvolvimento deste trabalho foi a Metodologia Mista com abordagem quali-quantitativa, para a coleta de dados usou-se um questionário semiestrurado com 17 perguntas fechadas e 3 abertas, organizado na plataforma Google Forms. Apresentando de forma global a análise dos dados, bem como contribuições apontadas a partir das respostas dos participantes da pesquisa que atuam nesta instituição.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3642
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Jessica Bittencourt França.pdfArquivo Final1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.