Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Jéssica Bittencourt-
dc.date.accessioned2022-04-25T13:29:29Z-
dc.date.available2022-04-25T13:29:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFRANÇA, J. B. A atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena. 2022. 90 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3642-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedopt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda trajetórias históricas em torno da educação e políticas de inclusão dos surdos. Com o objetivo de analisar a atuação do profissional Tradutor e Intérprete de Libras do campus da UNIR de Vilhena. Os objetivos específicos foram constituídos: Compreender o sujeito surdo em seus aspectos históricos, culturais e de identidade e sua inclusão no processo educacional com base nas legislações vigentes e na literatura da área; Conhecer a Libras em seus aspectos linguísticos e legais, e o uso da mesma pelos profissionais TILS; Apresentar a trajetória do profissional TILS no contexto nacional, a lei que regulamenta a profissão, instituições de bases de apoio a este profissional e a formação e atuação do mesmo; Identificar o campus da UNIR de Vilhena, o ingresso dos surdos, e as políticas de inclusão, localização e a atuação do profissional TILS; Analisar os dados coletados identificando o perfil dos profissionais TILS, a sua formação, atuação e suas dificuldades. Este trabalho procurou responder o problema de pesquisa: Quem são e como atuam os profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras e língua portuguesa (TILSP) que trabalham no campus da UNIR de Vilhena? A pesquisa partiu de uma revisão literária embasada em estudos surdos que apresentam a surdez como diferença e não como deficiência. A metodologia adotada para desenvolvimento deste trabalho foi a Metodologia Mista com abordagem quali-quantitativa, para a coleta de dados usou-se um questionário semiestrurado com 17 perguntas fechadas e 3 abertas, organizado na plataforma Google Forms. Apresentando de forma global a análise dos dados, bem como contribuições apontadas a partir das respostas dos participantes da pesquisa que atuam nesta instituição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:09:43Z No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jessica Bittencourt França.pdf: 1927923 bytes, checksum: 433784c3ff3d74d9e80ed767db26b274 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-25T12:47:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jessica Bittencourt França.pdf: 1927923 bytes, checksum: 433784c3ff3d74d9e80ed767db26b274 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-25T12:48:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jessica Bittencourt França.pdf: 1927923 bytes, checksum: 433784c3ff3d74d9e80ed767db26b274 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-25T13:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jessica Bittencourt França.pdf: 1927923 bytes, checksum: 433784c3ff3d74d9e80ed767db26b274 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPolítica de inclusãopt_BR
dc.subjectTradutor e interprete de LIBRAS e portuguêspt_BR
dc.titleA atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Jessica Bittencourt França.pdfArquivo Final1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.