Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3643
Título: A mulher no espaço da educação de jovens e adultos reflexões acerca da condição social e o empoderamento feminino
Autor(es): Ferreira, Elisiane
Palavras-chave: Mulheres
EJA
Empoderamento
Educação
Data do documento: 2022
Citação: FERREIRA, E. A mulher no espaço da educação de jovens e adultos reflexões acerca da condição social e o empoderamento feminino. 2022. 39 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo reflexivo sobre a mulher no espaço da educação de jovens e adultos no Brasil, emergido a partir de questionamentos levantados por mim no decorrer da disciplina de Jovens e adultos durante o curso de graduação em Pedagogia. Ao estudarmos a história e o funcionamento desta política direcionada a Jovens e Adultos constituída como uma reparação de danos históricos educacionais, ou seja, falta de oportunidades escolar, associado à minha própria experiência como mulher que retomou os estudos através da EJA, foi possível identificar as dificuldades que uma mulher, ao decidir retornar aos estudos vive. Tudo isso me fez questionar como a escola pode contribuir para o empoderamento de mulheres que frequentam a EJA? a partir disso, tracei como objetivo geral a compreensão de quais são as maiores dificuldade enfrentadas pelas mulheres ao adentrarem no espaço escolar de Educação de Jovens e Adultos, ressaltando como elas enfrentam e contornam todos os desafios para darem conta de todas as tarefas da vida. Para isso me propus a fazer uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica feita a partir de repositórios institucionais de forma digital e em sites de banco de dados de pesquisas, em que busco apresentar resultados que respondam as perguntas da minha pesquisa. Como suporte teórico utilizamos autores como: Louro (1997), Leon (2001) e Freire (1997) entre outros que nos auxiliaram neste trabalho. Ao final, foi possível concluir que a necessidade de um aprofundamento sobre este tema e o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre mulheres que estudam na EJA, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Daiane Trindade da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3643
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Elisiane Ferreira.pdfArquivo Final284,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.