Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3650
Título: Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados por docentes e discentes do curso de Pedagogia, Campus Ji-Paraná, Rondônia
Autor(es): Santos, Rosely Alves dos
Palavras-chave: Formação docente
Ensino Remoto
Pandemia
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Rosely Alves dos. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados por docentes e discentes do curso de Pedagogia, Campus Ji-Paraná, Rondônia. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O presente estudo possui como temática central o processo de ensino-aprendizagem na formação docente, em especial, no período de pandemia vivenciado entre os anos de 2020 e 2021 que tornaram o ensino presencial em remoto. O principal objetivo foi compreender os principais desafios e dificuldades decorrentes do ensino remoto durante a pandemia na perspectiva de docentes e discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná. Tal objetivo formulou-se a partir da problemática: Quais os desafios e dificuldades enfrentados por docentes e discentes do curso de Pedagogia do campus da Unir de Ji-Paraná – RO durante a pandemia? Buscando uma resposta ao problema apresentado, este estudo foi elaborado tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa documental e de campo, uma vez que a principal parte desse estudo se desenvolveu a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso – PPC e da aplicação de um questionário a docentes e discentes da instituição alvo da pesquisa. Assim sendo, a elaboração deste teve como base as literaturas de autores sobre a temática aqui abordada, como, por exemplo, Freire (1997), Gomides e Macedo (2021), Libâneo (2006), Mercado (2002), Nogueira (2021), Sousa et al. (2021), entre outros que se fizeram pertinentes. Por meio deste foi possível compreender que, o ensino remoto tornou a formação acadêmica dos futuros docentes semelhante ao ensino EAD, pois as atividades de ensino, passaram a ser realizadas a partir de recursos tecnológicos como, por exemplo, dispositivos eletrônicos e aplicativos. Essa nova forma de ensinar e, consequentemente aprender impactou o modo como todos os envolvidos no processo de formação estavam acostumados a trabalhar e estudar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3650
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rosely_Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso991,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.