Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3671
Título: Análise da concessão de crédito para pessoa Jurídica na cooperativa Sicoob fronteiras
Autor(es): Schroeder, Andrew Lucena
Palavras-chave: Concessão de crédito
Burocracia na concessão de crédito
Crédito para capital de giro
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: O presente artigo analisou a concessão de crédito para PJ (Pessoa Jurídica) na cooperativa de crédito Sicoob Fronteiras. Teve como objetivo geral analisar os fatores que mais influenciam na concessão de crédito para pessoa jurídica e como objetivos específicos: descrever os procedimentos, identificar fatores que influenciam, analisar os procedimentos e descrever os controles internos que interferem na concessão do crédito. Utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio do método dedutivo. Para coleta dos dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa de campo e formulário online com questões fechadas, sendo coletado 10 respostas dos gerentes de diferentes PA’s (Pontos de Atendimento). O perfil da amostra apresenta 70% com sexo feminino e 30% masculino, idade entre 24 a 35 anos, casados (a), com ensino superior completo e tempo de empresa entre 1 a 2 anos. A pesquisa demostrou que o crédito para capital de giro e o segmento de varejo apresentam maior relevância. Segundo os entrevistados a busca de crédito nesta cooperativa se destaca pela forma do atendimento. Foi levantado o quão é burocrático a concessão de crédito, onde 30% afirmaram que o processo é burocrático, 50% apontaram ser moderado e 20% afirmaram ser pouco burocrático. Com relação a inadimplência foi indicado a má aplicação do recurso e as variações no sistema financeiro. Para futuros trabalhos sugere-se a pesquisa seja realizada sob o ponto de vista do cooperado e as dificuldades as quais eles enfrentam, tanto na tomada de crédito, quanto na busca de produtos e serviços.
Descrição: Artigo de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Professor Me. Ademir Luiz Vidigal Filho
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3671
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Andre Lucena.pdf17,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador