Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3674
Título: Elaboração de bolo com farinha de pupunha
Título(s) alternativo(s): : avaliação de características físico-quimicas e nutricionais
Autor(es): Souza, kamila Pereira
Palavras-chave: Bolo sem glúten
Bactris Gasipaes Kunth
Fibra alimentar
Carotenóides
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Kamila Pereira. Elaboração de bolo com farinha de pupunha: avaliação de características físico-quimicas e nutricionais. 2022, 46 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2022.
Resumo: Produtos de panificação sem glúten apresentam deficiências nutricionais e tecnológicas, como ausência de macros e micronutrientes, volume final e elasticidade em relação aos produtos elaborados com farinha de trigo. Com isso buscam-se alternativas para aprimorar essas propriedades. A indústria visa atender as demandas da sociedade e inovar o mercado de alimentos funcionais. A pupunha é uma alternativa para a elaboração de produtos isentos de glúten, pois é rica em amido. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi elaborar bolos sem glúten a partir farinha de pupunha e avaliar características físico-químicas, centesimal, colorimetria (parâmetros L*, a*, b*, croma e Hue) e análise de carotenoides e vitamina C. As formulações utilizadas foram: (F1) 100% farinha de arroz, (F2) 25% de farinha de pupunha e 75% de farinha de arroz, e (F3) 50% farinha de pupunha e 50% farinha de arroz. As três formulações apresentaram teor de carboidratos totais entre 70,37-70,56%, que são essenciais com fonte de energia e fazem parte da composição estrutural das células. A formulação F1 apresentou menor teor de lipídios (4,16%); cinzas (1,83%), porém um maior rendimento (81,10%) e volume específico (2,80 cm3/g). A formulação F2 apresentou maior teor de proteínas (4,98%). A formulação F3 apresentou teores lipídeos (4,90%), fibra alimentar (5,19%) superiores às demais formulações. Com o acréscimo de farinha de pupunha nas formulações, os teores de carotenoides aumentaram, sendo F1 (4,27 μg/g), F2 (16,97 μg/g) e F3 (27,67 μg/g). As formulações apresentaram uniformidade e rapidez no preparo com o micro-ondas, em comparação ao forno convencional. A formulação com maior quantidade de farinha de pupunha (F3) apresentou-se como um produto com excelentes propriedades físico-químicas e nutricionais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dr. Luís Fernando Polesi
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3674
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kamila P S.pdfTCC Kamila P S.pdf945,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.