Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/367
Title: Demonstração do fluxo de caixa como instrumento de tomada de decisão: um estudo de caso na empresa cerâmica Rosalino
Authors: Freitas, Izabel Carvalho de
Keywords: Demonstração do fluxo de caixa
Análise financeira
Tomada de decisão
Issue Date: 17-Jul-2014
Citation: FREITAS, Izabel Carvalho de. Demonstração do fluxo de caixa como instrumento de tomada de decisão: um estudo de caso na empresa cerâmica Rosalino. 2014. 28 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: O fluxo de caixa é utilizado como base de análise gerencial, um dos instrumentos do gestor financeiro, seja na gestão das finanças rotineiras, seja no planejamento e tomada de decisões a respeito da criação de valor para o acionista. Este trabalho é um estudo de caso realizado na empresa Cerâmica Rosalino S.A,indústria de telhas e tijolos localizada na cidade de Cacoal-RO. O objetivo foi demonstrar a realização e utilização da Demonstração do Fluxo de Caixa como instrumento de tomada de decisão. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, e descritiva com caracterização da empresa, com o intuito de verificar a utilização e elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa como instrumento de tomada de decisão. Utilizou-se para esse estudo a técnica de coleta dos dados por meio de entrevista com o gestor da área financeira. Os dados foram analisados tornando por base o objetivo proposto, ou seja, com foco na utilização do DFC para decisões gerenciais. Os resultados indicaram que a empresa elabora a demonstração do fluxo de caixa no método indireto e o utiliza como meio de análise para planejamento financeiro, endividamento, definições estratégicas e do conselho de administração. Concluiu-se ser útil em nível gerencial servindo para tomada de decisões dos sócios, elaboração de orçamentos e tomada de decisões de investimentos e financiamentos.
Description: Artigo – Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR - Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis. Orientador Prof. Me. Adriano Tumelero.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/367
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools