Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3681
Title: Avaliação de desempenho como instrumento estratégico na implementação da gestão por competências na administração pública
Authors: Silva, Elca Pereira da
Keywords: Avaliação de desempenho
Gestão
Competências
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, Elca Pereira da. Avaliação de desempenho como instrumento estratégico na implementação da gestão por competências na administração pública. 2021. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Abstract: Na busca por instrumentos, modelos de gestão e estratégias para construir políticas de gestão de pessoas na administração pública federal, observou-se a relação entre a avaliação de desempenho e a constituição de uma gestão baseada na competência, de modo que aconteça uma interação entre o desenvolvimento da pessoa no trabalho e a consolidação dos objetivos institucionais. Neste sentido o estudo tem por objetivo oferecer uma proposta de normativa de modo que seja viável associar dois parâmetros importantes na gestão pública: a valorização do potencial das pessoas em relação ao seu trabalho e desempenho profissional e o engajamento da instituição aos seus objetivos institucionais por meio da contribuição efetiva das pessoas que se envolvem no processo, com isso propor uma avaliação de desempenho dos servidores TAEs da UNIR com base na Gestão de Pessoas por Competências. Na pesquisa foi aplicada a seguinte metodologia: tipo descritiva exploratória, abordagem qualitativa, fonte de dados secundários, coleta de dados por meio de grupo focal e técnica de análise de conteúdo. Com os resultados constatou-se a viabilidade em propor uma avaliação de desempenho nos moldes da gestão por competência, pois possibilitará construir uma política de gestão de pessoas alinhada ao planejamento estratégico da universidade, uma vez que seu planejamento, execução e controle serão realizados com informações detalhadas da realidade dos servidores TAEs. Assim, elaborou-se uma proposta de resolução como Produto Técnico e Tecnológico – PTT oriundo da pesquisa.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Prof.ª Dra. Walterlina Barboza Brasil.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3681
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.